Vocabulário Geek

Galera, nesse processo de ler matérias internacionais, traduzir, adaptar, corrigir, editar, tudo isso antes da publicação, percebi que muitos dos termos utilizados no mundo dos quadrinhos, séries, filmes, animes, enfim, no  mundo geek/nerd, poderiam não ser comuns a alguns leitores.

Pensando nisso, vi a necessidade de criar aqui um espaço para inserir termos diferentes com os quais me deparei no decorrer desse processo.

Contudo, ao fazer uma pesquisa rápida na internet, percebi que outros sites brasileiros já fizeram essa ação, aliás com muita competência, diga-se de passagem.

É o exemplo do site Cultura Nerd & Geek, o qual criou um “Vocabulário do mundo das séries“, o qual peço licença para compartilhar abaixo. Constantemente irei atualizar esse material com termos também de outras áreas (como filmes, quadrinhos, animações). Nesse caso colocarei um indicativo ao lado do termo.

Confiram abaixo:

Vocabulário do mundo das séries

*Obs.: Os textos atualizados / alterados pelo Limbo Reverso estão destacados em vermelho.

Com a popularização da Netflix, muitos foram inseridos nesse mundo magnífico das séries. Por isso resolvi fazer esse artigo para que todos saibam falar a minha língua: A língua do seriador nato. Tenho certeza que muita coisa que você vê por aí e nem tem ideia do que seja, mas hoje você vai saber nesse vocabulário que por mundo tempo (mentira) pesquisei. Dei uma pesquisada para lembrar todas as palavras, mas o significado eu que expliquei. Bora lá?

Grade de programação: É aquela programação mostrada de cada canal e cada horário dos programas. As emissoras esquematizam de acordo com a audiência de cada programa seu, e contra a concorrência para ganhar pontos do ibope.

Temporada ou Season: Conjunto de episódios de cada ano da série. Nos USA vai de 20 à 23 episódios. Na Europa de 3 à 13 episódios.

Websodes: São episódios feitos especialmente para a internet. Existem séries desse tipo como spin-off de algum personagem de série ou alguma ponta solta que nesses episódios de 5 minutos em média contam tudo.

Fall Season: Período mais importante de início da séries. Ele se inicia entre os meses de Setembro e Outubro e caso a série seja estreia, é a grande época de aposta do canal em que é exibido. A Season termina geralmente entre Abril e Maio do ano seguinte.

Mid Season: Geralmente na Fall Season, algumas séries tiram férias ou tem um ajuste de grade e é onde entram as séries Mid Season. Elas começam geralmente após o Ano Novo e vão até meados de Março e tem entre 8 e 11 episódios apenas.

Summer Season: Período que acontece após o término da Fall Season, entre Maio e Setembro. Existem muitas séries que estreiam e passam somente nesse período de férias dos Estados Unidos e Hemisfério Norte.

Upfront: É o grande evento da emissoras. Se passa entre Abril e Maio onde as emissoras fazem as apresentações oficiais do que será renovado, cancelado ou que se estreia.

Season Preview: É o capítulo de estreia, e é muitas vezes como se chama o piloto da série.

Season Finale: Geralmente é o tão esperado último episódio da temporada da sua série favorita. É quando você sabe se ela foi renovada ou finalizada.

Series Finale: Caso sua série seja finalizada ela passa a ter o seu último episódio chamado de Séries Finale.

Finalizada ou renovada: É quando a série tem uma nova temporada aprovada pela emissora, ela é uma série renovada. Já quando ela é cancelada ela passa a ser uma série finalizada.

Fandom: Conjunto de fãs da série.

Guilty Pleasure: É aquela série que você ama, todo muito fala mal e por isso você tem vergonha de contar que é fã dela.

Sitcom: São comédias tradicionais, com textos engraçados e plateia reagindo com aplausos e risadas, além de parecer muito com teatro. Os ingressos são bem disputados pelos fãs da série e exemplos é a série Friends e no Brasil a famosa Sai de Baixo.

Hiato ou Hiatus: Período de pausa da série. Como algumas séries tem 24 episódios e a Fall Season vai de Setembro a Maio ou mais ou menos 32 semanas, foi criado esse termo para uma pausa para que a série cumpra seu período.

Hit: Geralmente é a série da season ou temporada. Exemplo: Estamos na fall season de 2016/2017 e o hit é This is Us, porque é a série mais comentada do momento.

Flop: Contrário de hit. É o fracasso ou fracassos da temporada.

Piloto: É o primeiro episódio da série que geralmente é o episódio que o júri da emissora assiste para aprovação da série para ir ao ar.

Plot: É o assunto central da série. É o tema que será desenvolvido.

Plot Twist: É o tema que faz ter uma reviravolta na série e muda totalmente o curso ou história dela.

Prequela: Também conhecida como pré-sequência, é uma obra que retrata acontecimentos anteriores a uma obra original. Seria antagônica à “sequência” de determinada obra. Por exemplo, a última trilogia Star Wars (iniciando em 1999) é uma prequela da primeira, lançada a partir de 1977. 

Preview: Geralmente é um resumo que passa antes do episódio. Pode ser também a divulgação e análise de informações parciais sobre uma obra ainda não lançada.

Review: Resumo dos capítulos anteriores feito no ínicio de um capítulo. Pode ser também uma análise feita geralmente por críticos especializados.

Shipper ou Shippar: É a abreviação da palavra inglesa relationship e a outra é a versão brasileira de Shipper. É quando você almeja que dois personagens de uma determinada série fiquem juntos.

Shipp: É o casal formado na série e seu apelido. Exemplos Merder, Calzona, Caskett, MSR entre outros. O verbo Shippar faz referência ao ato dos fãs de determinado casal em juntar os nomes deles formando um só. 

Spin-Off: Aí já está esquentando! Spin-Off são séries que se originam de outras séries. Geralmente é um personagem de umasérie, ganha uma outra série pra chamar de sua. Exemplo existiu em Grey’s Anatomy a Dra Addison que ganhou seu Spin-Off, a série Private Practice que teve 5 tempordas. Há tem os Spin-Off de franquia que é o caso de CSI, Law & Order e a tetralogia Chicago. Sim, Vem aí Chicago Justice.

Showrunner: É o idealizador da série, a mente por de trás daquele universo todo.

Sneak Peak: É a nossa famosa palhinha ou trechinho. É uma amostra ou trecho de um futuro episódio.

Crossover: É quando uma série se cruza com outra. Geralmente são séries do mesmo canal fazendo a união de várias séries da sua grade. Exemplo são os crossovers de todos Chicagos com Law & Order SVU e em outro todos os super heróis da DC.

Demo: É a medição da audiência nos Estados Unidos. É tirada a mostra de espectadores de 18 à 49 anos. Este grupo é considerado “influenciados” para anunciantes e programas de TV.

Dramédia: Série que possui toques de comédia e drama juntos.

Cliffhanger: Mais conhecido como gancho de final de episódio. Sempre aquele final misterioso que você abraça seu computador, ou sua TV querendo mais e mais do seu personagem favorito.

Spoiler: Agora vamos falar de coisa boa, vamos falar do eliminador de amizades. Sim! Vi amizades acabar por conta de Spoilers. Spoilers nada mais é do que qualquer informação que você já sabe sobre determinada série, mas outra pessoa não sabe e você vai lá e diz sem a pessoa pedir. Complicado né?

CGI (Computer-Generated Imagery): São as imagens geradas por computador. Muitas vezes são utilizadas em seres fantasiosos (monstros, entidades mitológicas, alienígenas).

SFX (Special Effects): São os efeitos especiais. Não são criados por computador, mas utilizados outros recursos (ângulos de câmera, explosões, saltos) 

VFX (Visual effects): são os efeitos visuais, misto de efeitos especiais com geração de imagens por computador (por exemplo uma cidade fictícia sendo destruída).  

Reboot: reinicialização de uma história. Quando a obra recomeça do zero. Por exemplo, Spider Man: Homecoming é o mais atual reboot da franquia de filmes do Homem-Aranha, com um novo ator e novo enredo.

Live-action: Termo para adaptações de livros, animações, mangás, para cinema e TV com utilização de atores reais.

Easter Egg: Segredo contido em obras artísticas. O termo significa “ovo da Páscoa”, e se refere a pequenas surpresas escondidas em séries, filmes, que as pessoas não enxergam facilmente. Exemplo disso é uma imagem dentro de um filme que faz referência a outro filme.

Cameo: Uma participação especial de uma personalidade famosa em um filme ou série, muitas vezes representando a si mesmo. O talvez recordista em cameos para filmes é o lendário criador Stan Lee, nas obras cinematográficas da Marvel.

Streaming TV: Definição para os tipos de serviço transmissão de conteúdo de mídia, geralmente comum à televisão, a exemplo da Netflix e da Amazon Prime Video. Essas empresas disponibilizam conteúdo, geralmente filmes, séries, animações, animes, apresentações de stand-up, documentários. Esses programas ficam geralmente armazenados nos servidores das empresas de streaming e são acessadas via de regra, mediante a internet. Contudo essas empresas já começam a disponibilizar o download de seus materiais para uma transmissão posterior sem necessidade de internet.

Fiquem à vontade para corrigir ou sugerir outros termos!