12 dúvidas que ainda temos depois de ver ‘Stranger Things 2’

Então você já assistiu Stranger Things 2 mas ainda está com um monte de interrogações na cabeça? Conheça 12 principais dúvidas após maratonar a segunda temporada.

A segunda temporada de Stranger Things finalmente chegou à Netflix alguns dias antes do Dia das Bruxas, e se você é parecido comigo (e, provavelmente, milhões de outros), você reservou um tempo grande em sua agenda durante o fim de semana para dar conta dos nove episódios. Embora este artigo não seja exatamente uma revisão crítica da temporada como um todo, é bom dizer que Stranger Things 2 foi quase tão bom quanto a primeira temporada, aquela que se tornou um sucesso surpresa em 2016.

Ficou quase impossível viver após a explosão que foi a temporada de estréia, mas os criadores Matt e Ross Duffer entregaram com habilidade um segundo capítulo do conto que manteve a atmosfera nostálgica dos 80 anos assustadores, enquanto ainda abordava um pouco mais do mistério sobre Hawkins, em Indiana. Mas se você pensou que a segunda temporada iria responder todas as suas perguntas e amarrar as pontas … bem, você estava errado.

Não houve nenhum anúncio oficial de que a Netflix dará permissão para uma terceira temporada de Stranger Things, embora com certeza isso pareça ser uma questão de tempo. Os irmãos Duffer já confirmaram que estão trabalhando nisso, então o futuro anúncio será apenas uma formalidade. Além disso, a segunda temporada terminou com um monte de mistérios ainda por resolver. Com a terceira temporada provavelmente terá mais um ano de distância (o Halloween de 2018 é uma aposta segura), aqui estão 12 perguntas quentes que ainda estão no ar sobre Will, Eleven (Onze), Hopper e o resto dos personagens da estranha cidade de Hawkins.

** AVISO DE SPOILER: ESTE ARTIGO CONTÉM TOOOODOS OS SPOILERS DE STRANGER THINGS 2. VOCÊ FOI AVISADO. **

Eleven e Max se tornarão amigas?

Levou uma eternidade, mas Eleven finalmente se juntou aos seus amigos no episódio final da Segunda Temporada, apenas a tempo de salvar a vida deles detonando um monte de Democães e o Devorador de Mentes / Monstro das Sombras (Mind Flayer / Shadow Monster). Com a atitude do Departamento de Energia em, finalmente, tentar expulsar ele da cidade graças a Nancy e Jonathan que expuseram o papel da organização na morte de Barb Holland, parece que Eleven agora está livre para viver sua vida como uma garota normal. Hopper recebe uma certidão de nascimento para “Jane” e provavelmente a adotará oficialmente.

Mas agora temos uma nova garota na festa, Mad Max. Houve apenas uma única interação entre Eleven e Maxine (além de uma cena anterior, quando Onze viu Mike e Max discutindo / flertando através de uma janela), mas pudemos observar que o relacionamento entre eles foi gelado, na melhor das hipóteses. A briga para ser a única mulher em um grupo de amigos que é tradicionalmente composta por quatro homens pode levar a ciúmes e brigas internas – especialmente quando todas as crianças atingiram a puberdade e as faíscas românticas puderam ser vistas no Baile de Inverno Snow Ball ’84. Mas pode ser também que elas consigam encontrar um equilíbrio feliz, certo?

Como um Democão fez surgir outros?

Todos sabiam que o pequeno Dart não se tornaria um animal de estimação amoroso para Dustin, especialmente quando decidiu lanchar o gato da família e revelou o mesmo rosto em forma de pétala que o Demogorgon da Primeira Temporada. Algumas pessoas acreditaram que ele continuaria a troca de pele até se tornar um Demogorgon adulto, mas isso não aconteceu. Em vez disso, ficou em quatro patas e foi chamado de Democão (é uma palavra composta, galera!) por Dustin. Mas de repente, Dart tinha companhia. Uma matilha inteira de democães surgiu no ferro-velho e quase matou Steve antes de ser chamado de volta.

Mas de onde eles vieram? Havia mais coisas pequenas flutuando ao redor de Hawkins, além de Dart? Dart, de alguma forma, se reproduziu (talvez de forma assexuada) e pode reproduzir mais? Ou essas criaturas simplesmente emergiram do portal que leva para o Mundo Invertido (Upside Down), antes dos cientistas descobrirem o quanto a infecção tinha se espalhado e aumentado bastante? Não tivemos uma resposta.

Joyce e Jim finalmente ficarão juntos?

O amor esteve rondando Joyce Byers e Jim Hopper desde a primeira temporada, mas ambos continuam relutantes em dar um passo à frente em sua óbvia atração mútua. E talvez isso faça sentido, já que Joyce é divorciada, e Will e o pai de Jonathan obviamente não estão por perto. No caso de Hopper, ele perdeu sua única filha de câncer quando era jovem, o que fez ele se entregar ao alcoolismo e ao divórcio. Há feridas seriamente traumáticas envolvidas aqui, mas podemos imaginar que já é hora de começarem a curar.

Para começar, já vimos Joyce reviver momentos de namoro, quando passou a se envolver com Bob Newby, em um relacionamento seguro e confiável. Enquanto isso, Hopper tenta curar suas próprias feridas, assumindo a figura de pai para Eleven, mantendo-a escondida e segura dos “homens maus” que desejam capturar ela para fazer testes e várias outras coisas sombrias. Como o teórico da conspiração recluso (e entusiasta da vodka) Murray Bauman disse sobre Nancy e Jonathan, Joyce e Hopper têm um “trauma compartilhado”, um importante bloco de construção para qualquer relacionamento. Na verdade, eles têm ainda mais depois dos eventos da segunda temporada. Parece inevitável que eles acabem juntos no final, mas isso acontecerá na terceira temporada?

O que há com Billy?

Um dos personagens mais estranhos da segunda temporada foi Billy Hargrove, interpretado pelo excelente Dacre Montgomery. O bonitão de cabelos longos da Califórnia chegou em Hawkins fazendo barulho com seu penteado de metaleiro dos anos 80 e com seu Chevy Camaro. Ele também é o irmão mais velho de Max, e vive uma estranha combinação de indiferença e proteção em relação à sua indesejável meia irmã mais nova.

Billy desafia Steve para saber quem ganhará o título não oficial de “cara mais legal da escola”, e tudo indica que ele está vencendo essa disputa. Ele também é um pouco racista, exigindo que Max não gaste tempo com Lucas (mas, aparentemente, não tem nenhum problema com nenhum dos outros novos amigos). Além disso, parece realmente que ele e a mãe de Michael ficaram atraídos, apesar dela ser casada. No final, vemos que a maior parte de seu comportamento decorre de ter um pai abusivo, então parece que ele apenas continua o ciclo.

Na primeira temporada, todos pensaram que Steve era um verdadeiro otário até completar sua reviravolta e se transformar em um homem de destaque. Billy pode ter um arco de personagem semelhante, ou ele está condenado a permanecer como um antagonista irritante na terceira temporada?

Será que Dustin ou Hopper possuem uma conexão com o Mundo Invertido?

Por duas temporadas até agora, a principal conexão humana com o Mundo Invertido (Upside Down) foi Will Byers. Ele estava preso lá na Primeira Temporada e essa conexão persistiu para criar os eventos da Segunda Temporada, incluindo ele vomitar uma pequena lesma que eventualmente cresceu para se tornar Dart e suas “memórias de agora” que levaram o Devorador de Mentes a possuir seu corpo por um tempo. Temos que nos perguntar quem mais pode ter sido atingido.

Tanto Hopper quanto Dustin foram pulverizados com algum tipo de líquido (ou era pó?) quando estavam nos túneis embaixo da fazenda Merry’s Pumpkin. Aquilo pode ter sido apenas uma defesa do Devorador de Mentes para afastar os humanos ou qualquer um desses personagens (talvez ambos) agora esteja infectado com algum tipo de vírus – seja outra lesma ou algo completamente diferente. Como a próxima temporada provavelmente ocorrerá aproximadamente um ano depois, devemos estar atentos a algo estranho acontecendo com Dustin ou Hopper. O Devorador de Mentes pode estar fazendo planos a longo prazo.

E quanto às outras “crianças numeradas”?

Pela primeira vez, Stranger Things nos mostrou um pouco do que já imaginávamos que existia – há mais pessoas lá fora como Eleven (Onze). Depois de procurar sua mãe, Eleven tenta rastrear sua “irmã”, uma garota britânica chamada Kali, que possui poderes únicos. Ao se relacionarem com sua infância traumática, é revelada através de uma tatuagem no pulso que Kali é o número Oito.

Naturalmente, nos perguntamos o que aconteceu com os números Um a Sete, e também sobre o Nove e o Dez. Será que Eleven foi a última cobaia, ou Doze (e números adiante) está por ai em algum lugar? Descobrimos que a mãe de Eleven possui muitos arquivos sobre outras crianças desaparecidas que ela presume terem sido abduzidas pelo Dr. Brenner. Se a série rodar por quatro ou cinco temporadas, como os Duffers sugeriram, é possível que vejamos mais dessas crianças negligenciadas (considerando que há outras que puderam escapar do Laboratório com vida).

O que acontecerá com o triângulo amoroso Steve / Nancy / Jonathan?
“Então, Jonathan, como estava o sofá-cama?”

Stranger Things pode até não ser uma comédia, mas esse diálogo e principalmente essa pergunta foi um momento muito engraçado. Foi uma grande quebra da tensão depois que Nancy e Jonathan passaram a noite juntos após tantos episódios de tensão romântica. Mas não é tão simples assim, já que Nancy começou a Segunda Temporada da mesma forma que terminou a Primeira Temporada – ligada romanticamente a Steve. Mas Nancy fica bêbada em uma festa e fala que seu relacionamento é “bullshit” (um carinhoso palavrão pra dizer que não significa nada), levando a terminarem o relacionamento de uma forma não muito oficial, apesar de parecer bastante oficial.

Steve, ainda cheio de orgulho, veste o chapéu de bom amigo e empurra seus problemas de relacionamento para ajudar Dustin e os outros meninos em suas batalha contra os democães e o Devorador de Mentes. No entanto, como ele dá dicas a Dustin sobre táticas de sedução, fica claro que Steve ainda ama Nancy. Será que eles irão fazer seu relacionamento reviver e mais uma vez deixar Jonathan do lado de fora, apenas olhando? Steve é ​​tecnicamente um ano mais velho que Nancy, e deve ir para a faculdade no próximo período escolar, quando a série voltar. Felizmente para os fãs de Steve, já foi mencionado na série um plano para mantê-lo na cidade – trabalhando para seu pai em Hawkins e ficando próximo a Nancy.

O Dr. Owens retornará?

Paul Reiser foi uma das melhores novas adições ao elenco de Stranger Things, desempenhando o papel do Dr. Sam Owens – o homem agora responsável pelo Laboratório Hawkins após o desaparecimento (?) do sádico Dr. Brenner. O novo médico-chefe é muito mais agradável e parece querer realmente ajudar a curar Will. Ele também é muito mais acessível quando se trata de lidar com Hopper. Enquanto o Dr. Brenner foi um dos bandidos na Primeira Temporada, o Dr. Owens é apenas um bom homem tentando limpar a bagunça (ao menos é o que aparenta).

Vemos no final da temporada que o Dr. Owens sobreviveu a uma mordida desagradável de um dos democães, mas seu futuro não está claro. Depois que o Laboratório fica exposto para a sociedade (graças às ações inteligentes de Nancy e Jonathan), a maioria dos funcionários renuncia, é demitida ou acaba presa. Ainda haverá uma bagunça a ser limpa por Owens na terceira temporada? Seu conhecimento científico o torna um aliado forte para os bons, mas sua associação com o Laboratório pode arruinar sua carreira profissional, ou até mesmo mostrar uma possível face mais obscura.

#JusticeForBob?

Ao contrário da dúvida sobre Dr. Owens, já sabemos que Bob Newby não irá retornar. O namorado nerd de Joyce, interpretado por Sean Astin, infelizmente se sacrifica por Hopper, Joyce, Will e Mike para que escapem do laboratório infestado de democães. E depois disso quase que não é mencionado pelo restante da segunda temporada, além de uma foto de “Super Bob Newby” pendurada na parede do quarto de Will. Joyce nem pareceu chateada com sua morte horripilante, levando muitos fãs a perguntar se a terceira temporada nos oferecerá uma hashtag #JusticeForBob (justiça para Bob).

Se você é um fã casual (ou novo) da série, você pode não saber que houve um grande movimento onde se levantou a hashtag #JusticeForBarb após a primeira temporada terminar com a melhor amiga de Nancy sendo morta no Mundo Invertido. Os irmãos Duffer prometeram que sua história teria um desfecho na segunda temporada, que foi cumprida a partir da “diluição” da história verdadeira para que os pais de Barb pudessem finalmente aceitar que sua filha tinha desaparecido em definitivo. Nós não sabemos se Bob tem alguma outra família que vai sentir falta dele, mas ele esteve na maior parte de sua vida em Hawkins (soubemos que Joyce e Bob estudaram juntos no ensino médio), então ele provavelmente tem raízes na comunidade. Como sua morte será usada pelo público?

O Dr. Brenner ainda está vivo?

Todos entendemos que o Dr. Brenner, ou “Papai” –  como Eleven o chama, estava morto após ser atacado pelo Demogorgon no clímax da Primeira Temporada. Por outro lado, a câmera cortou a filmagem da cena antes que o público pudesse confirmar sua morte. Décadas de experiências assistindo televisão nos ensinaram uma regra muito importante – nenhuma morte é confirmada a menos que você veja o corpo.

Quando Eleven e Kali rastreiam Ray, o técnico de laboratório que machucou a mãe de El, ele tenta negociar sua vida, oferecendo informações para as irmãs poderosas sobre o paradeiro de Brenner. Quando Eleven diz que Brenner está morto, Ray enfaticamente discorda. O Dr. Brenner poderia, de alguma forma, ter escapado do encontro com o Demogorgon e se escondido?

O ator Matthew Modine voltou ao elenco da segunda temporada apenas para filmar algumas sequências curtas de flashbacks. Se o personagem ainda estiver vivo em algum lugar, o conhecimento que possui sobre os poderes do Mundo Invertido, de Eleven e até mesmo do Devorador de Mentes poderia ser extremamente valioso na terceira temporada – se Hopper ou Eleven não o matarem logo que o verem.

O Portão está fechado para sempre?

Uma das coisas que talvez mais tenha incomodado muita gente sobre a Temporada Dois de Stranger Things foi o fato de ter demorado para Eleven se reunir com seus amigos. Podemos entender que eles tiveram que se separar no início, mas provavelmente uma reunião em algum momento do episódio seis ou sete teria sido melhor, o que permitiria ao grupo ter um último episódio para mais uma vez trabalhar juntos como uma equipe e impedir que o mal invadisse Hawkins (e seu amigo Will). Infelizmente, a reunião só acontece no último episódio antes que Hopper leve Eleven de volta ao Laboratório para fechar o portão do Mundo Invertido, que cresceu significativamente desde a primeira temporada.

Eleven consegue usar seus poderes para fechar o portão, mesmo enquanto o Devorador de Mentes permanece do outro lado. Mas é improvável que seja o fim da história. A cena final da Segunda Temporada coloca o evento Baile de Inverno de cabeça para baixo e mostra o Devorador de Mentes prestando muita atenção ao ginásio da escola, onde todas as crianças (mas especialmente Eleven) estão tentando ser normais. O Devorador de Mentes quase certamente está planejando sua próxima jogada, mas qual será?

Ele pode reabrir o portão de alguma forma? E o democão morto que Dustin e Steve deixaram na geladeira na casa de Byers? Sabemos que o Devorador de Mentes e seus seguidores adoram coisas frias. Poderia o democão resfriado de alguma forma voltar a viver? Poderia voltar a fazer muda de pele e se tornar um Demogorgon completo? Mais importante ainda, poderia ser a chave que o Devorador de Mentes precisa para reabrir o portão para Hawkins?

O que é exatamente o Mundo Invertido?

Essa é uma das maiores dúvidas com certeza. O Mundo Invertido, esta dimensão paralela sombria que tem a mesma geografia e construções do mundo real, continua sendo um mistério. Aqui está o que sabemos: o portão do Mundo Invertido foi aberto quando Eleven experimenta uma emoção intensa ao ser cobaia de testes no Laboratório de Hawkins. Lá não existem humanos, mas é habitada por criaturas estranhas e mortíferas, como Demogorgon, o Devorador de Mentes e algum tipo de planta viva. Aprendemos na segunda temporada que o universo inteiro pode estar conectado por uma mente de colmeia (que se interliga a praticamente tudo lá), presumivelmente com o Devorador de Mentes no comando.

Além disso, não sabemos muito mais. Os Irmãos Duffer disseram que têm um documento de 30 páginas sobre o Mundo Invertido – são regras, características, leis de física, habitantes e, de fato, tem um motivo para existir. Podemos entender que eles não deveriam soltar todos os segredos ao mesmo tempo, mas tomara que a terceira temporada continue a expor mais sobre o Mundo Invertido. Os fãs podem aceitar algum mistério, mas esses mistérios eventualmente precisam ser resolvidos.

Fonte: Goliath (adaptado)

Be the first to comment

Deixe uma resposta