Destaque Capa

As 12 franquias de games mais vendidas de todos os tempos

Publicado

em

A indústria de videogames atingiu 36 bilhões de dólares em receita em 2017, um aumento de 18% em relação a 2016, tornando os jogos ainda mais lucrativos do que a indústria cinematográfica. Em outras palavras, os videogames chegaram ao mainstream, com 80% dos lares americanos possuindo pelo menos um console e, frequentemente, vários. Ao longo das últimas décadas, houve várias franquias de jogos que se destacaram das demais e se encontraram no topo das paradas a cada lançamento. Aqui estão 12 das franquias de videogame mais vendidas de todos os tempos.

12. Lego

Unidades vendidas: 100 milhões

O primeiro jogo Lego apareceu no Sega Pico em 1995 e houve um total de 67 jogos produzidos nas três décadas desde então. Os jogos Lego hoje apresentam algumas das maiores propriedades licenciadas de entretenimento, de Star Wars a Harry Potter e representam uma grande parte do mercado de jogos para famílias. O primeiro jogo Lego licenciado veio na forma de Lego Creator: Harry Potter, de 2001, um jogo de simulação de construção e gerenciamento para a plataforma PC Windows .

A Warner Bros. Interactive Entertainment detém atualmente os direitos de publicação dos videogames Lego e, até recentemente, tinha visto o sucesso com o Lego Dimensions, linha de jogos de brinquedos. O jogo Lego mais vendido de todos os tempos ainda é o Lego Star Wars: The Complete Saga , lançado em 2007 em várias plataformas.

Via anawalls.com

11. FIFA

Unidades vendidas: 106 milhões

O futebol é de longe o esporte mais popular do mundo e é praticado em mais de 200 países. Não é por acaso que a franquia de futebol FIFA, da Electronic Arts, também é o videogame de esportes mais popular do mundo. Os jogos de futebol começaram no PC no final dos anos 80, com jogos como Sensible Soccer, Kick Off e Match Day dominando o mercado. O primeiro jogo de futebol da FIFA publicado sob o rótulo da EA Sports foi o FIFA International Soccer em 1993. O jogo se destacou por ser o primeiro a incluir a licença oficial da FIFA.

Desde o primeiro lançamento em 1993, vimos um lançamento a cada ano do jogo que se tornou mais complexo e realista a cada iteração. Os jogos da FIFA de hoje incluem licenças das principais ligas do mundo, incluindo Premier League e La Liga, e apresentam a imagem de centenas dos melhores jogadores do mundo. As coisas também não estão diminuindo, já que as vendas do jogo mais recente, FIFA 21 da EA Sports, já ultrapassaram a marca dos 10 milhões, para esse que é o game de futebol de maior sucesso de todos os tempos.

Via EA Sports

10. Final Fantasy

Unidades vendidas: 130 milhões

A franquia Final Fantasy conquistou os corações dos jogadores no Nintendo Entertainment System em 1987 e houve 15 lançamentos na série principal desde então. A série Final Fantasy foi criada por Hironobu Sakaguchi e é desenvolvida e publicada pela empresa de jogos japonesa Square. A série introduziu muitos conceitos de jogos de RPG e elementos de design que viriam a constituir a estrutura dos RPGs de hoje.

A franquia Final Fantasy viu vários jogos derivados, bem como uma série de filmes, séries, romances e brinquedos. Muitos dos jogos da série principal são considerados alguns dos melhores RPGs da história dos jogos, com muitos debates de fãs sobre qual título reina supremo. A série vendeu mais de 130 milhões de cópias nas três décadas desde que o primeiro jogo chegou às lojas, com Final Fantasy VII sendo o best-seller com mais de 10 milhões.

Via Gamespot

9. Minecraft

Unidades vendidas: 144 milhões

Minecraft foi criado pelo excêntrico designer de jogos sueco Markus “Notch” Persson e desenvolvido e publicado pela Mojang, a empresa que ele fundou. O jogo apresenta um mundo gerado por procedimentos, onde os jogadores usam uma variedade de cubos diferentes para construir suas criações. Em 2011, Minecraft foi lançado oficialmente e rapidamente conquistou o mundo dos jogos. O game recebeu elogios universais e desencadeou uma onda de mercadorias que incluía brinquedos, livros e roupas. Minecraft tem até sua própria convenção dedicada, MINECON, que começou em 2011 e atrai dezenas de milhares de fãs a Las Vegas todos os anos.

Em setembro de 2014, a Microsoft anunciou um acordo para comprar a Mojang e os direitos intelectuais da franquia Minecraft por 2,5 bilhões de dólares. Atualmente, Minecraft está disponível em todas as plataformas que existem e já vendeu 144 milhões de unidades em apenas sete anos no mercado.

Via The Verge

8. Need For Speed

Unidades vendidas: 150 milhões

Need For Speed é uma franquia de corrida de ação em ritmo acelerado que apareceu pela primeira vez em 1994 no 3DO, seguida por um lançamento no PC, PlayStation e Saturn. A primeira versão foi a única tentativa de fornecer uma experiência de direção realista, com outras séries de corrida mudando para uma experiência de direção mais arcade. Desde o lançamento inicial de Need For Speed, a série foi supervisionada por várias equipes notáveis, incluindo EA Black Box, Ghost Games e Criterion. Na maior parte, a franquia foi bem recebida e é de longe a franquia de jogos de corrida de maior sucesso até hoje.

A série caiu nos últimos anos, com os últimos jogos recebendo algumas críticas ruins e não conseguindo se conectar com seu público. Apesar das deficiências dos lançamentos recentes, a franquia Need For Speed tem sido extremamente lucrativa para a EA e tem vendas vitalícias que ultrapassam 150 milhões de unidades. A franquia Need For Speed gerou até mesmo um longa-metragem estrelado por Aaron Paul, ator da série Breaking Bad que, apesar das críticas negativas, arrecadou mais de 200 milhões de bilheteria mundial.

Via Team VVV

7. Tetris

Unidades vendidas: 170 milhões

Tetris tem um dos enredos mais interessantes da história dos jogos. O game foi originalmente projetado e programado pelo designer de jogos russo Alexey Pajitnov enquanto trabalhava no Dorodnitsyn Computing Center da Academia de Ciências da União Soviética, em Moscou. Apesar do jogo vender dezenas de milhões de cópias na primeira década após o lançamento do jogo, Alexey não conseguiu ganhar nada em termos de royalties por sua criação até formar a The Tetris Company em 1996.

Este jogo simples, mas extremamente viciante, envolve manipular formas geométricas e colocá-las em uma sequência para criar uma linha sólida a fim de limpar a tela. Tetris se tornou o jogo de quebra-cabeça mais popular de todos os tempos, vendendo mais de 170 milhões de unidades desde que apareceu pela primeira vez em 1984 no Commodore 64 e PC IBM. O jogo se popularizou após ser levado para o Nintendo Entertainment System e mais tarde seria incluído como um jogo pack-in com o Nintendo Game Boy. A franquia Tetris viu vários jogos derivados, como Wordtris, Tetrisphere e Hatris, todos os quais são variações da jogabilidade clássica.

Via Tetris.com

6. The Sims

Unidades vendidas: 200 milhões

A terceira propriedade da Electronic Arts a aparecer nesta lista, The Sims é uma série de jogos de simulação de vida desenvolvida pelo The Sims Studio. A jogabilidade do The Sims geralmente gira em torno de uma sandbox de mundo aberto onde o jogador é livre para percorrer o mundo do jogo completando metas como preferir. O designer de jogos Will Wright se inspirou para criar a franquia baseada em uma “casa de bonecas virtual” depois de perder sua casa para o fogo e ser forçado a reconstruir sua vida. O primeiro jogo da série foi desenvolvido pela Maxis e lançado para PCs para Windows em fevereiro de 2000.

A série teve quatro lançamentos principais, bem como uma série de projetos paralelos, incluindo The Sims Castaways Stories, The Sims Medieval e The Sims Social. A franquia The Sims experimentou queda nas vendas nos últimos anos, com jogos como Minecraft roubando os holofotes, mas a franquia ainda está vendendo bem, com The Sims 4 recentemente ultrapassando cinco milhões em vendas. The Sims é, sem dúvida, uma das franquias de videogame mais populares de todos os tempos, com mais de 200 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Via EA.com

5. Wii (série)

Unidades vendidas: 202 milhões

O Nintendo Wii foi um fenômeno da cultura pop que varreu o mundo dos jogos em 2006, parecia que uma família tinha um junto com pelo menos um do pacote de jogos “Wii”. Wii Sports é um dos videogames mais vendidos de todos os tempos, levando a várias sequências e spin-offs enquanto a Nintendo tentava capitalizar seu enorme sucesso. Os controles de movimento e a ação multiplayer foram o foco principal do design para esta franquia e jogadores de todas as idades aderiram à moda. Jogos como Wii Sports Resort e Wii Play expandiram a fórmula original que ajudou a tornar o Nintendo Wii um dos consoles mais vendidos de todos os tempos.

A franquia continuou no Wii U com o Wii Sports Club, mas parece que a moda estava chegando ao fim quando os jogadores mudaram para os controles de movimento. A série ainda foi capaz de acumular vendas de mais de 200 milhões de unidades durante seu tempo relativamente curto sob os holofotes, tornando-se uma das franquias mais vendidas de todos os tempos.

Via Amazon.com

 

4. Grand Theft Auto

Unidades vendidas: 250 milhões

A série Grand Theft Auto tem sido controversa desde seus primeiros dias como um simulador de crime de perspectiva de cima para baixo no PC e PS1 no final dos anos 1990. Desde o lançamento inicial, GTA se tornou uma das franquias de jogos mais populares da história, com 250 milhões de unidades e contando. Não foi até o lançamento de Grand Theft Auto III em 2001 que a franquia disparou para a popularidade e se tornou enraizada na cultura popular. GTA III foi um lançamento inovador que mudou a perspectiva de cima para a terceira pessoa, dando ao jogador uma experiência muito mais envolvente. O jogo foi universalmente elogiado e vendeu mais de 15 milhões de cópias e deu o pontapé inicial na franquia que conhecemos hoje. A franquia também não mostrou sinais de desaceleração, já que o lançamento mais recente, Grand Theft Auto V de 2013, vendeu mais de 90 milhões de cópias, tornando-o um dos jogos mais vendidos de todos os tempos.

Via Metro

3. Call of Duty

Unidades vendidas: 275 milhões

A franquia Call of Duty é uma série de jogos de tiro em primeira pessoa publicados e de propriedade da Activision. Começando com o primeiro lançamento em 2003, o jogo foi originalmente baseado no motor do Quake III Arena e a história se passa durante a Segunda Guerra Mundial. A franquia começou na plataforma de PC baseada em Windows e posteriormente expandida para consoles e sistemas de jogos portáteis. O mundo de Call of Duty logo se expandiu para cobrir conflitos modernos com as sub-séries Modern Warfare e Black Ops e também voltando no tempo com World at War. Call of Duty se tornou uma grande parte do cenário extremamente popular dos e-sports e é um game popular entre os gamers do YouTube e Twitch.

A franquia Call of Duty viu uma competição acirrada durante seu tempo como o mais popular jogo de tiro em primeira pessoa de nomes como Halo, Battlefield e, mais recentemente, PlayerUnknown’s Battlegrounds. A franquia Call of Duty continua vendendo bem e, desde o lançamento do primeiro jogo, já vendeu mais de 275 milhões de unidades em várias plataformas.

Via videogiochi.com

2. Pokémon

Unidades vendidas: 300 milhões

A série de videogames Pokémon começou no Nintendo Game Boy com o lançamento de Pokémon Red and Blue em 1996. A franquia foi criada por Satoshi Tajiri em 1995 e é baseada em criaturas fictícias chamadas “Pokémon”, que os humanos, conhecidos como Treinadores de Pokémon, capturem e treinem para lutar um contra o outro por esporte. Desenvolvido pela Game Freak e publicado pela Nintendo, a série foi eventualmente adaptada para um jogo de cartas que era muito popular por si só. Desde que a série começou em meados dos anos 90, vários filmes foram lançados, bem como uma série de televisão de longa duração baseada na propriedade.

Embora os jogos Pokémon tenham sido lançados predominantemente em dispositivos portáteis da Nintendo, houve vários lançamentos de console, como o Pokémon Stadium, bem como o popular jogo de telefone celular Pokémon Go. Os games Pokémon são populares há mais de 30 anos e venderam mais de 300 milhões de unidades nesse período, tornando a segunda franquia de jogos mais popular da história.

Via ozom.cl

 

1. Mario

Unidades vendidas: 529 milhões

Mario é facilmente o personagem de videogame mais reconhecível de todos os tempos e o encanador italiano fictício apareceu em dezenas de videogames desde sua primeira aparição em Donkey Kong, de 1981. Naquela época, ele era chamado de Jumpman e não seria conhecido por seu atual nome até ser apresentado no jogo de arcade de 1983 Mario Bros. ao lado de seu irmão com cores diferentes, Luigi. A série principal da franquia são os clássicos jogos de plataforma Super Mario, que acompanham as aventuras de Mario e seus amigos enquanto eles viajam pelo Reino do Cogumelo lutando contra o malvado Bowser. Esta série normalmente gira em torno das habilidades de salto e combate de Mario para permitir que ele progrida através dos níveis que geralmente rolam da esquerda para a direita.

A franquia Mario consiste em séries como Super Mario, Mario Kart e os títulos Mario Sports (apenas para citar alguns), que venderam muito bem. Mario, de fato, apareceu em cinco dos quinze jogos mais vendidos de todos os tempos. O personagem Mario apareceu em filmes e programas de televisão, bem como em brinquedos, roupas e até cereais. A franquia vendeu 529 milhões de jogos em sua história e com vários jogos apresentando o personagem sendo lançados a cada ano, esse número quebrará a marca de 600 milhões a qualquer momento.

Via nternity.gr

Fonte: Goliath (adaptado)

Deixe uma Resposta

Populares

Sair da versão mobile