Como usar controle de PS4, Xbox ou Switch no PC

Você acabou de escolher um controle novinho para usar em games de PC como Tekken 7 e Rocket League do jeito que eles deveriam ser jogados. E agora?

Configurar um controle de console em seu desktop ou laptop é incrivelmente tranquilo para a maior parte dos modelos, embora existam poucas diferenças entre os periféricos que você deve conhecer. Veja como começar com seu controle escolhido.

Controles de Xbox One e Xbox 360

Os controles Xbox da Microsoft são de alto nível para jogos de PC, em grande parte devido à simplicidade para usar eles. Se você tem um controle de Xbox One ou Xbox 360, basta conectá-lo à porta USB do seu PC, espere alguns segundos para que alguns drivers sejam baixados e em pouco tempo está tudo pronto para jogar.

Se você quiser conectar seu controle Xbox sem fio, há algumas opções. Você pode comprar um adaptador sem fio para o seu controle Xbox One ou 360 que se conecta a uma porta USB e pega o sinal do controle. Os modelos de joystick mais recentes do Xbox One possuem Bluetooth, e podem ser conectados da seguinte forma: Configurações> Dispositivos> Bluetooth no Windows.

Finalmente, se a sua máquina tiver incorporado o suporte Xbox Wireless, você pode conectar seu controle indo ao mesmo menu Dispositivos e selecionar Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo> Todo o resto> Controle Sem Fio Xbox.

Essas dicas são ótimas para quem já tem uma plataforma mas também não deixa seu PC de lado na hora da jogatina

Controles de PS4

O uso de controles do PS4 no PC também é bastante simples, mas há algumas etapas adicionais a serem conhecidas. Tal como acontece com os controles do Xbox, você pode ligar seu dispositivo do PS4 ao seu PC através de um cabo microUSB ou ligar sem fio utilizando o adaptador wireless DualShock 4 da Sony.

Títulos como Watch Dogs 2, Final Fantasy XIV e Shovel Knight têm suporte nativo do DualShock 4, então usar um controle do PS4 com esses jogos requer basicamente conectar e jogar. Para permitir que o controle PS4 seja compatível com uma gama mais ampla de jogos, você terá que configurá-lo no Steam.

Para fazer isso, inicie o Steam, entre no modo de imagem grande (Big Picture Mode) e selecione Configurações> Configurações do controle. A partir daí, simplesmente certifique-se de que o Suporte do Controle PS4 esteja ativado. Uma vez que seu controle PS4 esteja configurado no Steam, você pode ajustar todos os tipos de configurações ideais, desde a sensibilidade das alavancas até a cor da barra de luz (light bar).

Muita gente não sabe que a maioria dos controles são reconhecidos pelo PC via plug-and-play!

Controles do Steam, controles de fornecedores terceirizados e emulação

Usar o exótico controle Steam, da Valve, é tão simples quanto conectá-lo através do cabo microUSB ou o seu dongle sem fio incluído (para quem não sabe, dongle ou hardlock é um dispositivo a ser conectado ao PC para evitar pirataria, entre outras funções). Para personalizar o controle, você pode seguir os mesmos passos usados para ajustar o controle do PS4 no modo Big Picture da Steam.

As opções de controles de fabricantes terceiros, como o Logitech F310 e o Thrustmaster GPX Lightback, são, de forma semelhante, no modo plug-and-play e funcionarão com a maioria dos jogos de PC da mesma forma que um controle do Xbox.

Se o seu controle escolhido não estiver bem casado com seu jogo favorito, você pode baixar o popular software X360CE. Esse truque faz com que seu PC ache que seu controle é um Xbox 360, permitindo que você mapeie botões individualmente, imitando a forma como o controle da Microsoft faz.

Controles do Nintendo Switch

Acredite ou não, os pequenos Joy-Cons que vieram com o seu Nintendo Switch se tornam dois controles para games do PC. Para conectar um Joy-Con ao seu PC, mantenha pressionado o botão Sincronizar (que está localizado entre os botões SL e SR), abra o menu Bluetooth do seu PC, selecione Joy-Con e clique em Conectar (pair).

Observe que você só pode usar os Joy-Cons individualmente em um PC, então não espere utilizar os Joy-Cons direito e esquerdo juntos para formar um único controle.

Você também pode emparelhar o controle Nintendo Switch Pro mais tradicional através do Bluetooth seguindo os mesmos passos. O Pro Controller tem alguns problemas com jogos mais recentes, mas é configurável através do arquivo X360CE.

Fonte: Tomsguide (adaptado)