21 dicas que todo proprietário de Xbox One deve conhecer

Você tem um Xbox One e está indo muito bem com ele. Está jogando horas de Tekken 7 e maratonando as duas temporadas de Stranger Things. Mas você sabia que pode fazer muito mais do que isso?

Dicas básicas para Xbox One

O console da Microsoft permite que você transmita via Twitch, assista TV ao vivo e até mesmo transmita seus jogos para um PC com Windows, sendo que a maioria dos melhores recursos do sistema requer pouco mais do que pressionar alguns botões. Desde falar com a Cortana (agente virtual da Microsoft) até capturas de telas e vídeos, aqui estão 21 dicas para tirar o máximo proveito do seu Xbox One.

Marque seus jogos e aplicativos

O uso de marcações (Pins) é uma ótima maneira de acessar facilmente seus jogos e aplicativos favoritos em todos os momentos. Para colocar algo na tela inicial do seu Xbox One, basta destacá-lo no menu de Jogos e Aplicativos, pressione o botão Menu e selecione Marcar no Início. Você pode pular diretamente para suas marcações na tela inicial pressionando o gatilho direito e pode também reordenar as marcações usando o botão Y.

Faça capturas de tela e vídeos

Se você se deparou com uma incrível paisagem virtual ou simplesmente acertou um headshot louco, você pode capturar seus melhores momentos do jogo pressionando o botão Xbox e tocar no Y para uma captura de tela ou X para salvar um vídeo de 30 segundos. Se quiser salvar vídeos mais longos, pode pressionar o botão View deste menu para acessar o DVR do jogo no sistema.

Se você estiver executando o software Xbox mais antigo, terá apenas que tocar duas vezes no botão Xbox para acessar os mesmos controles de captura. Alternativamente, você pode usar comando de voz através do seu Kinect ou headset, da seguinte forma: se for gravar algo que está acontecendo, você fala: “Ei Cortana, grave isso!”. Se algo acabou de acontecer, você fala: “Xbox, grave este jogo”.

Fale com Cortana

Assim como nas máquinas do Windows 10, você pode usar a Cortana no Xbox One para navegar no seu sistema com comandos de voz. Depois de obter um Kinect ou um fone de ouvido de jogo conectado, basta dizer: “Oi, Cortana”, seguido do que quer que a assistente virtual faça. Você pode usar a Cortana para abrir aplicativos e jogos, desligar seu Xbox, tirar screenshots e pesquisar na web, apenas para citar alguns exemplos. Você também deve fazer algumas perguntas a Cortana sobre o Master Chief (Halo), apenas por diversão.

Conecte seu equipamento de Tv a cabo / satélite

Transformar o seu Xbox One em uma central de diversão doméstica é bastante simples. Para começar, conecte seu equipamento de cabo ou satélite à entrada HDMI do sistema, ou conecte um sintonizador USB para TV. A partir daí, selecione Configuração da TV ao Vivo do hub OneGuide do sistema e siga as instruções.

O seu Xbox One deve funcionar com quase todas as principais marcas de aparelhos para tv a cabo, mas alguns podem ser mais amigáveis com o OneGuide do que outros. Para mais informações sobre como configurar a TV no Xbox One, confira a explicação detalhada da Microsoft.

Compartilhe seus videos no Youtube e no Twitter

O aplicativo YouTube do Xbox One permite que você encha seu canal com seus melhores momentos de jogabilidade, de forma fácil. Depois de baixar o aplicativo e logar, basta selecionar Upload (carregar) no menu principal e escolher um vídeo do seu disco rígido para colocar em seu canal.

Você pode compartilhar seus videos e capturas de tela no Twitter através do aplicativo Game DVR, que também permite que você compartilhe conteúdo para o OneDrive (a nuvem do Hotmail), seu feed de atividades ou qualquer grupo que você esteja participando.

Transmita sua jogabilidade para o Beam e o Twitch

Se você quiser mostrar suas habilidades em GTA V ou precisa de alguma companhia para matarem a saudade de Duck Tales, você tem algumas opções fáceis para fazer a transmissão. É possível transmitir para o Twitch no Xbox One, baixando grátis o aplicativo do Twitch e seguindo algumas etapas rápidas. Pessoas que estejam com a última atualização de software do Xbox One também podem transmitir diretamente para o serviço Beam, da Microsoft, que pode ser acessado quando pressionar o botão Xbox e selecionar o ícone de transmissão na parte inferior.

Acompanhe suas Conquistas (Achievements)

Está se perguntando o quão perto você está daquela Conquista? Você pode apertar o botão Xbox e selecionar a guia Conquistas (procure o ícone do troféu) para verificar o seu progresso. A partir deste menu, você também pode habilitar o Rastreador de Conquistas (Achievement Tracker), que permite ao usuário monitorar o progresso da sua conquista através de uma sobreposição no jogo que evita a necessidade de sempre voltar aos menus.

Defina um plano de fundo (background) personalizado

Se você deseja que seu Xbox One pareça único, especial, pode adicionar fundos personalizados. Para configurar, vá em Configurações> Todas as configurações> Personalização> Minha cor e plano de fundo e selecione Meu plano de fundo. Você pode usar screenshots (capturas de tela) e artes de conquistas desbloqueadas como plano de fundo, ou usar uma unidade USB para carregar qualquer foto.

Apareça offline

Não quer ser incomodado quando estiver fugindo de Jason em Friday The 13th (principalmente para evitar mortes como essas do link)? Basta tocar no botão Xbox, abrir Meu Perfil e selecionar Aparecer Offline. Os seus amigos não terão ideia do quanto você está se divertindo, ou não.

Carregue uma foto personalizada do jogador (gamerpic)

Deseja substituir as imagens padrões por uma selfie da vida real? Você pode personalizar seu gamerpic (imagem do jogador) na versão beta do aplicativo Windows 10 no Xbox. Depois de instalar o aplicativo, basta clicar no ícone do seu perfil no canto superior esquerdo, selecione Personalizar, passe o mouse sobre o seu gamerpic e selecione Editar. Se você clicar em “escolher uma imagem personalizada”, você pode carregar qualquer foto do seu disco rígido para que seja seu novo gamerpic.

Nota: Os gamerpics personalizados precisam ter pelo menos a dimensão de 1080 x 1080 e precisam ser aprovados pela Microsoft antes de aparecerem no seu perfil.

Personalize seu avatar

Seu avatar do Xbox One é uma versão digital do seu verdadeiro eu, então por que não fazer com que ele pareça mais com seu estilo? Para personalizar seu personagem, abra os aplicativos Xbox Avatars no menu Jogos & Aplicativos. Você poderá colocar todo o tipo de roupas e acessórios em seu avatar e tirar uma foto divertida do seu avatar para servir como gamerpic. Se você quiser coisas mais estilosas, pode comprar itens de avatar com dinheiro real da loja de Avatar.

Use hub dos jogos

Os hubs de jogos do Xbox One são locais únicos para obter o máximo de seus títulos favoritos. Para visitar um hub de jogo, basta destacar o seu jogo de escolha, aperte o botão Menu e selecione “Ver hub do jogo”. A partir daí, você pode ver como suas conquistas se acumulam contra os seus amigos e encontrar facilmente clubes e grupos relacionados com jogadores com perfil semelhante ao seu para, inclusive, se juntarem em missões ou competições.

Remapeie (modifique) seus botões

Você pode remapear completamente os botões do seu controle Xbox One, que é um recurso muito útil para pessoas com limitações físicas ou qualquer pessoa que esteja procurando fazer uma configuração personalizada do joystick para o seu jogo favorito. Para isso, navegue até o menu Jogos e Aplicativos, abra o aplicativo Acessórios Xbox e selecione Configurar no seu controle escolhido. A partir daí, você será livre para alterar as funções de cada botão e gatilho, além de trocar as funções de cada thumbstick. Quem possui um Xbox One Elite Controller tem algumas opções extras de personalização, como a sensibilidade dos controles e intensidade de vibração.

Aumente seu armazenamento

A unidade interna do seu Xbox One irá encher rapidamente se você armazenar muitos jogos, mas expandir seu armazenamento é muito simples: basta conectar um disco rígido compatível à porta USB do sistema. Qualquer unidade externa com pelo menos 256 GB de espaço e uma conexão USB 3.0 funcionará.

Transmita seus jogos no Windows 10

Só porque outra pessoa na sua casa quer ver algo na TV, não significa que você deva parar o jogo. Você pode transmitir seus jogos do Xbox One em praticamente qualquer PC desktop, laptop ou tablet com Windows 10 que use o aplicativo Xbox do Windows, permitindo que você possa esquentar sua cabeça com o Halo 5 enquanto sua família maratona os filmes de Star Wars. Vale lembrar que você só pode fazer essa transmissão a partir de sua rede interna (intranet).

Jogue seus games do Xbox 360

Você pode jogar mais de 300 jogos do Xbox 360 no seu Xbox One, e não precisará de nenhum software extra para isso. Para rodar um game do Xbox 360 no seu Xbox One, basta inserir o disco e aguardar alguns minutos para instalação. Os jogos do Xbox 360 compatíveis que você já possui digitalmente podem ser baixados do menu Jogos e Aplicativos na guia Prontos para Instalar. Lembre de transferir os arquivos salvos!

Escolha seu modo de energia

Deseja obter atualizações automáticas do sistema e poder baixar jogos enquanto estiver fora de casa? Basta configurar o seu Xbox para o modo instantâneo. Para fazer isso: Vá em Configurações> Energia e inicialização> Modo de energia e inicialização e selecione Modo instantâneo (Instant-On). Se preferir proteger sua conta de energia e não estiver preocupado com as atualizações automáticas, mantenha ativado o modo de economia de energia.

Use o aplicativo Xbox para celular

O aplicativo Xbox gratuito para iOS e Android é uma ferramenta incrível, que te permite enviar mensagens para amigos e ver suas conquistas em qualquer lugar. Ele também serve como um controle remoto, que te possibilita navegar no Xbox e digitar textos sem lidar com os teclados da tela. Você pode até usar o aplicativo para comprar jogos da Xbox Store e já ter eles te esperando no console quando chegar em casa.

Reproduza música em segundo plano

Se você prefere usar uma lista de suas músicas preferidas para encarar o Tekken 7 ou dar um ânimo a mais no Red Dead Redemption 2, o Xbox One facilita a reprodução de música em segundo plano. Basta ativar um aplicativo compatível, como Pandora, Groove ou iHeartRadio; escolha sua música e abra seu jogo escolhido. Suas músicas continuarão a ser tocadas em segundo plano enquanto você joga, e você pode facilmente pausar e passar faixas tocando no botão Xbox.

Defina seu Xbox principal (Home Xbox)

Definir o seu Xbox One como principal permite que você compartilhe seus jogos digitais e sua conta Xbox Live Gold com qualquer pessoa que seja também assinante, o que é especialmente útil se toda a família usar o mesmo Xbox One. Para fazer isso, selecione Configurações> Todas as configurações> Personalização e Meu Xbox principal. Naturalmente, você só pode atribuir esse status de principal a um único Xbox.

Coloque seus amigos como favoritos (e encontre novos amigos)

Se você deseja dar sua prioridade de “melhores amigos” em sua lista de amigos, selecione sua gamertag, escolha Modificar amizade e marque a caixa “Favorito”. Você será notificado sempre que um de seus amigos “favoritos” ficar online ou começar a transmitir e eles estarão sempre no topo da lista de amigos.

Procurando por mais amigos? Você pode visitar a seção Sugestões na sua lista de amigos do Xbox One ou do aplicativo Xbox para Windows 10 e selecione “Encontrar amigos do Facebook”. Uma vez que sua conta esteja vinculada, você só pode descobrir um de seus amigos que não tem contato a muito tempo e que também tenha o Xbox.

Fonte: Tom’s Guide (adaptado)

Be the first to comment

Deixe uma resposta