16 dicas que todo proprietário do PS4 deve conhecer

Agora que você tem o seu PlayStation 4 (ou PS4 Pro), você provavelmente já passou algumas horas jogando Horizon: Zero Dawn e Uncharted 4. Mas há muito mais coisas que você pode fazer.

Em outro post, falamos sobre a atualização 4.50, também conhecida como “Sasuke, e as novas possibilidades de personalização que vieram com ela. Nesse post colocamos uma lista com 16 dicas atualizadas para usuários do PS4.

O PS4 tem uma enorme quantidade de opções de personalização, e há muitas maneiras de estender seu jogo para transmissão via Twitch, expandir seu armazenamento e compartilhar o controle dos jogos com seus amigos. Aqui estão 16 dicas que irão ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu PlayStation 4 ou PS4 Pro.

1. Organizar aplicativos em pastas

O menu do PS4 é intuitivo, mas quando você tem um monte de jogos e aplicativos, você pode acabar indo de um lado para o outro por um longo tempo até achar o que quer. Se quiser organizar sua coleção, basta escolher um aplicativo, pressione o botão Options e escolha “Adicionar à pasta”, no painel lateral, para colocá-lo em uma pasta existente ou adicionar uma nova. Sua tela inicial ficará limpa rapidamente.

2. Aumentar sua capacidade de armazenamento

Ficando sem espaço para os games? Todos os modelos do PS4 permitem que você substitua o disco rígido removendo apenas um par de parafusos, para que você possa instalar à vontade outro com um tamanho maior (ou mesmo um SSD mais rápido). Não quer abrir o sistema? Você também pode usar discos rígidos externos como armazenamento estendido para o seu PS4.

3. Salvar e compartilhe capturas de tela (screenshots) e vídeos

Use o botão Share (Compartilhar) à esquerda do touchpad para compartilhar capturas de tela e vídeo. Por padrão, o botão exibe um menu que permite escolher entre fotos e vídeos, mas você pode personalizar o botão em Options. Você pode compartilhar essas mídias diretamente em redes sociais como o Facebook, ou salvá-los em seu disco rígido para colocar um pendrive na entrada USB ou editar no aplicativo Sharefactory.

4. Transmitir por Twitch ou YouTube

Você também pode usar o botão Share do PS4 para transmitir diretamente sua partida via Twitch ou YouTube. Escolha “Transmitir Partida”, selecione seu serviço favorito, entre e comece a compartilhar e trocar experiências de jogos.

5. Definir um fundo personalizado

Você fez um monte de capturas de tela com suas aventuras nos games do PS4. Agora você pode usar uma delas como fundo para seu PS4. Tudo que você tem a fazer é ir para a sua galeria de captura e escolher uma para configurar como o fundo de tela. Então você pode personalizar sombras no texto para tornar tudo legível, e pronto! Você terá um novo fundo personalizado para a sua experiência de jogo.

Nota do tradutor: é possível também colocar qualquer outra imagem como plano de fundo, inclusive fotos suas. Eu coloquei uma foto com meu filho.

6. Reproduzir jogo remotamente no Mac, PC ou Vita

Só porque você não está no mesmo local que o seu PS4, não significa que você não possa jogar. Há um aplicativo chamado PS4 Remote Play que você pode baixar em seu PC ou Mac, bem como funcionalidades integradas no PlayStation TV e PlayStation Vita que transmitem a sua partida para outro dispositivo. Você precisará de uma conexão de rede bastante sólida para que funcione, mas se você quiser jogar em outro local, tudo que você precisa é do software certo, um controle  e um cabo USB.

7. Aparecer offline

Então, você é popular? Se você está cansado de ficar cheio de pedidos de Party, vá ao seu perfil e escolha “Status online”, se você quiser a opção de aparecer offline. Agora você pode finalmente jogar sem que todos os seus amigos fiquem lhe pedindo para participar de seus grupos por um tempo.

8. Alterar o brilho da barra de luz do seu controle

A barra de luz do DualShock 4 parece legal, mas é um sério drenador da bateria, fazendo com que a energia do controle acabe mais rápido. Se você não estiver usando uma câmera PlayStation para rastrear a barra de luz, reduzir a luminosidade irá economizar bateria. Vá para Configurações> Dispositivos> Controles e escolha as opções de brilho para personalizá-lo.

9. Utilizar a aplicação PlayStation Mobile

O aplicativo PlayStation Mobile é surpreendentemente completo. Você pode usá-lo para conversar, ver o que os outros estão jogando, comprar jogos e utilizar como um controle remoto ou teclado para o seu PS4. Essa última parte é ótima: pode ser muito mais rápido usar ele do que digitar com um controle. Está disponível para os dispositivos iOS e Android.

10. Ouvir música enquanto joga

Há ótimas trilhas sonoras nos games, mas às vezes você precisa de um som animador antes começar uma partida multiplayer. Se você usa o Spotify ou o próprio player de música do PS4, você pode ir ao menu rápido para fazer sua música tocar na trilha sonora de um jogo.

11. Ligar seu PS4 com a sua TV

Olha, se você só liga sua TV quando você quer jogar ou assistir filmes no seu PS4, por que não ligar os dois ao mesmo tempo? Vá em Configurações> Sistema> Ativar a sincronização de dispositivos HDMI e marque a caixa para configurar. Nem todas as televisões suportam esta característica,  e algumas precisarão do PS4 ligado a elas também. Esse recurso é geralmente conhecido como HDMI CEC, embora alguns fabricantes possam usar outros nomes.

12. Tocar duas vezes para alternar entre aplicativos

Os menus do PS4 são intuitivos, mas você pode alternar entre dois aplicativos sem nunca vê-los. Geralmente, embora nem sempre, a mudança será para o último aplicativo que você usou, ao pressionar duas vezes rapidamente o botão PS no DualShock 4.

13. Remapear Botões

O ato de remapear os botões pode ser uma ótima opção para jogadores com limitações físicas. Ou pode tornar um jogo ainda melhor, deixando você escolher as funções de cada botão. Para fazer essas alterações, vá para Configurações> Acessibilidade> Atribuições de botões. Mas atenção: a mudança acontece a nível de PS4, e jogos individualmente não a reconhecem. Assim, por exemplo, quando você determina que o botão Quadrado terá a função de L1, no jogo a função ainda será Quadrado.

14. Digitar com Motion Control (controle de movimento)

Digitar com os joysticks do DualShock 4 pode ser uma tortura. Se você é bom em digitação, tente usar o Motion Control (controle de movimento) para destacar a letra. Se você tem precisão, vai usar o teclado mais rápido. Tudo o que você precisa fazer é pressionar R3 (o manche da direita) para ativar a habilidade. Como alternativa, você pode usar o touchpad para mover o cursor pelas letras.

15. Encontrar novos amigos

Não há nada melhor do que um novo lote de amigos para construir a sua equipe em certos games online. Para ver amigos de seus amigos, confira o recurso “Jogadores que você talvez conheça” que você encontra no feed de notícias. Fica ainda mais fácil para encontrar potenciais amigos se você adicionar contas de redes sociais, como o feed do Facebook.

16. Compartilhar jogos com os amigos

Com o recurso Share Play, você pode compartilhar um jogo com um amigo, mesmo que seu amigo não o possua. Durante a reprodução, vá para a tela da Party e escolha Compartilhar Partida (Share Play) > Iniciar. Outros usuários podem assistir você jogar e até mesmo assumir o controle, mas essas ações expiram após uma hora.

Fonte: Tomsguide (adaptado)