Diretor de A Piada Mortal, Sam Liu, detalha motivos para o longa de animação ser classificado para maiores de 18 anos

O diretor da animação de longa metragem A Piada Mortal, Sam Liu, dá detalhes dos motivos para o filme ter a classificação “Rated R” (classificação americana restringir menores de 17 anos a assistirem o filme apenas acompanhados por responsáveis).

* traduzido do site Comicbook.com, artigo original de 27/07/2016

Lucas Siegel- 2016/07/27

Video de entrevista em em inglês do diretor Liu para a Comicbook.com, legendas em inglês:

Batman: A Piada Mortal tem sido comentado consideravelmente desde a sua estreia na San Diego Comic-Con há semanas atrás,  e até mesmo nos meses que antecederam o evento. O dos grandes motivos dessa história? A classificação R-Rating (clasificação americana equivalente à proibição de ser assistido por menores de 17 anos sem responsáveis). É o primeiro projeto de animação concebido pela DC Entertainment juntamente com a Warner Bros. Animation com esse tipo de classificação. Quando o diretor Sam Liu recebeu o projeto, porém, foi uma situação criada pelas circunstâncias, e ele não estava realmente certo de que a classificação seria restrita para menores de 17.

“Na Warner Bros [Animation] somos como diretores de estúdio, e temos geralmente equipes de direção rotativas. Lembro-me de quando o projeto estava sobre a mesa pela primeira vez, e por qualquer motivo foi arquivado. Quando ele voltou para cima da mesa, desta vez, eu percebi que na verdade estava dirigindo ele, e eu me perguntei se ele realmente seria executado desta vez. Eu acho que era o momento certo e o clima certo para lançar um filme de animação com classificação R-rated”, disse Liu à Comicbook.com na comic-com de San Diego. Essa classificação, porém, foi bem recebida para o processo criativo. “Eu acho que nem estávamos pensando [na classificação] inicialmente. Bruce [Timm] e eu, quando estávamos concebendo a forma do animatic (junção de vários tipos de animação antes da gravação propriamente dita), pensamos que a classificação poderia ser um PG-13 (restrição pra menores de 13 anos), porque não tem conteúdo extra. A questão psicológica é, penso eu – que o R vem de um certo grau de responsabilidade. É realmente sombrio. R é de responsabilidade, crianças “..!

Na verdade, foi isso que fez o assunto “R-Rating” entrar na conversa, a “natureza do conteúdo” da história original A Piada Mortal dos quadrinhos, de onde a animação foi adaptada.

killing-joke6-184541

“Toda vez que você se depara com tortura psicológica, isso começa entrar nesta área questionável”, explicou Liu. “Nós vemos muitos filmes onde as pessoas levam um tiro e não há sangue, coisas que me fazem pensar que receberemos uma classificação R. Não importa o motivo da violência – ocorre um certo processo de diminuição da sensibilidade. Aquilo se torna menos chocante. Mas por alguma razão, o sexo e a tortura psicológica são terrenos mais delicados. “

Batman: A Piada Mortal está agora disponível em Digital HD, e em combo para Blu-Ray e DVD.

Originalmente publicado no limboreverso.blogspot.com, do mesmo autor e tradutor