Primeiros filmes animados japoneses da história são disponibilizados online para marcar os 100 anos do Anime

Para comemorar um século de animação japonesa, o Centro de Cinema do Museu Nacional de Arte Moderna de Tóquio publicou 64 curtas-metragens de 1917 a 1941 em um site de filmes animados japoneses.

Os filmes incluem The Dull Sword (A Espada Lenta) de 1917, considerada como a mais antiga sobrevivência da produção animada japonesa. Outras obras incluem contos de fadas japoneses e ocidentais, filmes de informação pública e filmes de propaganda pré-guerra.

“Ao digitalizar os arquivos de filmes, criamos uma equipe de pesquisa em 2014 para procurar maneiras de preservá-los e usá-los. Então selecionamos uma grande variedade de filmes, principalmente de domínio público, porque os direitos autorais haviam expirado, para criar o Japanese Animated Film Classics (Clássicos de filmes de animação japoneses)”, informou Kazuki Miura, da equipe de pesquisa do Centro de Cinema, ao The Hollywood Reporter.

“Decidimos colocar legendas em inglês nos filmes para que fossem acessíveis a pessoas de todo o mundo”.

O site está em japonês, mas todos os títulos de filmes estão listados em inglês e têm legendas em inglês. Uma versão completa em inglês do site está programada para os próximos meses.

Clique aqui para acessar o site

Os filmes devem estar disponíveis inicialmente até o final deste ano.

Aproveite também para saber outras notícias atuais sobre Anime no Limbo Revero!

Fonte: The Hollywood Reporter (adaptado)