Stanley Weston, criador dos G.I. Joe (Comandos em Ação), morre aos 84

O desenho animado ‘G.I. Joe’, dos anos 1980, também conhecido no Brasil como Comandos em Ação, foi uma das muitas formas de popularizar o trabalho de Stanley Weston.

Stanley Weston, criador das figuras de ação ‘G.I. Joe’ e um pioneiro do negócio de licenciamento, morreu em 01 de maio em Los Angeles, conforme anunciado por sua filha, Cindy Winebaum. Ele tinha 84 anos.

Weston nasceu no Brooklyn em 1933 e serviu o Exército pouco depois da Guerra da Coréia terminar. Quando voltou para Nova York, encontrou um emprego na agência de publicidade McCann Erickson e se matriculou em cursos noturnos para um MBA na Universidade de Nova York, onde foi estudante de graduação.

Weston logo descobriu um talento para uma promissora indústria de licenciamento e merchandising, e lutou por conta própria para criar a Weston Merchandising.

Quando as bonecas Barbie, da Mattel, foram introduzidas no mercado em 1960, Weston percebeu que os meninos eram um mercado inexplorado nessa indústria. Ele notou que muitos desses meninos brincavam com bonecos Ken. Weston então concebeu a ideia de uma figura de ação militar e em 1963 vendeu para a Hasbro o que se tornaria o G.I. Joe. O enorme sucesso passaria a ser uma das linhas de brinquedo mais duradouras da história, resultando em programas de TV e filmes também.

O pioneiro em licenciamento também ajudou a criar os ‘ThunderCats’.

Weston mais tarde renomeou sua empresa como Leisure Concepts, que representaria clientes como As Panteras (Charlie’s Angels) da era Farrah Fawcett, a Nintendo e a World Wrestling Federation, bem como programas de TV, incluindo Alf e Welcome Back, Kotter. Suas outras realizações notáveis ​​incluem ajudar a criar o fenômeno de animação dos anos 80, os ThunderCats.

Confira essa matéria sobre He-Man e ThunderCats finalmente unidos!

Em 1989, ele estava na classe inaugural para o Hall da Fama da Indústria de Licenciamento (Licensing Industry Hall of Fame), que incluiu notáveis como Walt Disney, George Lucas e Jim Henson.

Weston deixa seu irmão, seus três filhos e cinco netos.

Fonte: The Hollywood Reporter (adaptado)