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As 12 franquias de games mais vendidas de todos os tempos

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A indústria de videogames atingiu 36 bilhões de dólares em receita em 2017, um aumento de 18% em relação a 2016, tornando os jogos ainda mais lucrativos do que a indústria cinematográfica. Em outras palavras, os videogames chegaram ao mainstream, com 80% dos lares americanos possuindo pelo menos um console e, frequentemente, vários. Ao longo das últimas décadas, houve várias franquias de jogos que se destacaram das demais e se encontraram no topo das paradas a cada lançamento. Aqui estão 12 das franquias de videogame mais vendidas de todos os tempos.

12. Lego

Unidades vendidas: 100 milhões

O primeiro jogo Lego apareceu no Sega Pico em 1995 e houve um total de 67 jogos produzidos nas três décadas desde então. Os jogos Lego hoje apresentam algumas das maiores propriedades licenciadas de entretenimento, de Star Wars a Harry Potter e representam uma grande parte do mercado de jogos para famílias. O primeiro jogo Lego licenciado veio na forma de Lego Creator: Harry Potter, de 2001, um jogo de simulação de construção e gerenciamento para a plataforma PC Windows .

A Warner Bros. Interactive Entertainment detém atualmente os direitos de publicação dos videogames Lego e, até recentemente, tinha visto o sucesso com o Lego Dimensions, linha de jogos de brinquedos. O jogo Lego mais vendido de todos os tempos ainda é o Lego Star Wars: The Complete Saga , lançado em 2007 em várias plataformas.

Via anawalls.com

11. FIFA

Unidades vendidas: 106 milhões

O futebol é de longe o esporte mais popular do mundo e é praticado em mais de 200 países. Não é por acaso que a franquia de futebol FIFA, da Electronic Arts, também é o videogame de esportes mais popular do mundo. Os jogos de futebol começaram no PC no final dos anos 80, com jogos como Sensible Soccer, Kick Off e Match Day dominando o mercado. O primeiro jogo de futebol da FIFA publicado sob o rótulo da EA Sports foi o FIFA International Soccer em 1993. O jogo se destacou por ser o primeiro a incluir a licença oficial da FIFA.

Desde o primeiro lançamento em 1993, vimos um lançamento a cada ano do jogo que se tornou mais complexo e realista a cada iteração. Os jogos da FIFA de hoje incluem licenças das principais ligas do mundo, incluindo Premier League e La Liga, e apresentam a imagem de centenas dos melhores jogadores do mundo. As coisas também não estão diminuindo, já que as vendas do jogo mais recente, FIFA 21 da EA Sports, já ultrapassaram a marca dos 10 milhões, para esse que é o game de futebol de maior sucesso de todos os tempos.

Via EA Sports

10. Final Fantasy

Unidades vendidas: 130 milhões

A franquia Final Fantasy conquistou os corações dos jogadores no Nintendo Entertainment System em 1987 e houve 15 lançamentos na série principal desde então. A série Final Fantasy foi criada por Hironobu Sakaguchi e é desenvolvida e publicada pela empresa de jogos japonesa Square. A série introduziu muitos conceitos de jogos de RPG e elementos de design que viriam a constituir a estrutura dos RPGs de hoje.

A franquia Final Fantasy viu vários jogos derivados, bem como uma série de filmes, séries, romances e brinquedos. Muitos dos jogos da série principal são considerados alguns dos melhores RPGs da história dos jogos, com muitos debates de fãs sobre qual título reina supremo. A série vendeu mais de 130 milhões de cópias nas três décadas desde que o primeiro jogo chegou às lojas, com Final Fantasy VII sendo o best-seller com mais de 10 milhões.

Via Gamespot

9. Minecraft

Unidades vendidas: 144 milhões

Minecraft foi criado pelo excêntrico designer de jogos sueco Markus “Notch” Persson e desenvolvido e publicado pela Mojang, a empresa que ele fundou. O jogo apresenta um mundo gerado por procedimentos, onde os jogadores usam uma variedade de cubos diferentes para construir suas criações. Em 2011, Minecraft foi lançado oficialmente e rapidamente conquistou o mundo dos jogos. O game recebeu elogios universais e desencadeou uma onda de mercadorias que incluía brinquedos, livros e roupas. Minecraft tem até sua própria convenção dedicada, MINECON, que começou em 2011 e atrai dezenas de milhares de fãs a Las Vegas todos os anos.

Em setembro de 2014, a Microsoft anunciou um acordo para comprar a Mojang e os direitos intelectuais da franquia Minecraft por 2,5 bilhões de dólares. Atualmente, Minecraft está disponível em todas as plataformas que existem e já vendeu 144 milhões de unidades em apenas sete anos no mercado.

Via The Verge

8. Need For Speed

Unidades vendidas: 150 milhões

Need For Speed é uma franquia de corrida de ação em ritmo acelerado que apareceu pela primeira vez em 1994 no 3DO, seguida por um lançamento no PC, PlayStation e Saturn. A primeira versão foi a única tentativa de fornecer uma experiência de direção realista, com outras séries de corrida mudando para uma experiência de direção mais arcade. Desde o lançamento inicial de Need For Speed, a série foi supervisionada por várias equipes notáveis, incluindo EA Black Box, Ghost Games e Criterion. Na maior parte, a franquia foi bem recebida e é de longe a franquia de jogos de corrida de maior sucesso até hoje.

A série caiu nos últimos anos, com os últimos jogos recebendo algumas críticas ruins e não conseguindo se conectar com seu público. Apesar das deficiências dos lançamentos recentes, a franquia Need For Speed tem sido extremamente lucrativa para a EA e tem vendas vitalícias que ultrapassam 150 milhões de unidades. A franquia Need For Speed gerou até mesmo um longa-metragem estrelado por Aaron Paul, ator da série Breaking Bad que, apesar das críticas negativas, arrecadou mais de 200 milhões de bilheteria mundial.

Via Team VVV

7. Tetris

Unidades vendidas: 170 milhões

Tetris tem um dos enredos mais interessantes da história dos jogos. O game foi originalmente projetado e programado pelo designer de jogos russo Alexey Pajitnov enquanto trabalhava no Dorodnitsyn Computing Center da Academia de Ciências da União Soviética, em Moscou. Apesar do jogo vender dezenas de milhões de cópias na primeira década após o lançamento do jogo, Alexey não conseguiu ganhar nada em termos de royalties por sua criação até formar a The Tetris Company em 1996.

Este jogo simples, mas extremamente viciante, envolve manipular formas geométricas e colocá-las em uma sequência para criar uma linha sólida a fim de limpar a tela. Tetris se tornou o jogo de quebra-cabeça mais popular de todos os tempos, vendendo mais de 170 milhões de unidades desde que apareceu pela primeira vez em 1984 no Commodore 64 e PC IBM. O jogo se popularizou após ser levado para o Nintendo Entertainment System e mais tarde seria incluído como um jogo pack-in com o Nintendo Game Boy. A franquia Tetris viu vários jogos derivados, como Wordtris, Tetrisphere e Hatris, todos os quais são variações da jogabilidade clássica.

Via Tetris.com

6. The Sims

Unidades vendidas: 200 milhões

A terceira propriedade da Electronic Arts a aparecer nesta lista, The Sims é uma série de jogos de simulação de vida desenvolvida pelo The Sims Studio. A jogabilidade do The Sims geralmente gira em torno de uma sandbox de mundo aberto onde o jogador é livre para percorrer o mundo do jogo completando metas como preferir. O designer de jogos Will Wright se inspirou para criar a franquia baseada em uma “casa de bonecas virtual” depois de perder sua casa para o fogo e ser forçado a reconstruir sua vida. O primeiro jogo da série foi desenvolvido pela Maxis e lançado para PCs para Windows em fevereiro de 2000.

A série teve quatro lançamentos principais, bem como uma série de projetos paralelos, incluindo The Sims Castaways Stories, The Sims Medieval e The Sims Social. A franquia The Sims experimentou queda nas vendas nos últimos anos, com jogos como Minecraft roubando os holofotes, mas a franquia ainda está vendendo bem, com The Sims 4 recentemente ultrapassando cinco milhões em vendas. The Sims é, sem dúvida, uma das franquias de videogame mais populares de todos os tempos, com mais de 200 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Via EA.com

5. Wii (série)

Unidades vendidas: 202 milhões

O Nintendo Wii foi um fenômeno da cultura pop que varreu o mundo dos jogos em 2006, parecia que uma família tinha um junto com pelo menos um do pacote de jogos “Wii”. Wii Sports é um dos videogames mais vendidos de todos os tempos, levando a várias sequências e spin-offs enquanto a Nintendo tentava capitalizar seu enorme sucesso. Os controles de movimento e a ação multiplayer foram o foco principal do design para esta franquia e jogadores de todas as idades aderiram à moda. Jogos como Wii Sports Resort e Wii Play expandiram a fórmula original que ajudou a tornar o Nintendo Wii um dos consoles mais vendidos de todos os tempos.

A franquia continuou no Wii U com o Wii Sports Club, mas parece que a moda estava chegando ao fim quando os jogadores mudaram para os controles de movimento. A série ainda foi capaz de acumular vendas de mais de 200 milhões de unidades durante seu tempo relativamente curto sob os holofotes, tornando-se uma das franquias mais vendidas de todos os tempos.

Via Amazon.com

 

4. Grand Theft Auto

Unidades vendidas: 250 milhões

A série Grand Theft Auto tem sido controversa desde seus primeiros dias como um simulador de crime de perspectiva de cima para baixo no PC e PS1 no final dos anos 1990. Desde o lançamento inicial, GTA se tornou uma das franquias de jogos mais populares da história, com 250 milhões de unidades e contando. Não foi até o lançamento de Grand Theft Auto III em 2001 que a franquia disparou para a popularidade e se tornou enraizada na cultura popular. GTA III foi um lançamento inovador que mudou a perspectiva de cima para a terceira pessoa, dando ao jogador uma experiência muito mais envolvente. O jogo foi universalmente elogiado e vendeu mais de 15 milhões de cópias e deu o pontapé inicial na franquia que conhecemos hoje. A franquia também não mostrou sinais de desaceleração, já que o lançamento mais recente, Grand Theft Auto V de 2013, vendeu mais de 90 milhões de cópias, tornando-o um dos jogos mais vendidos de todos os tempos.

Via Metro

3. Call of Duty

Unidades vendidas: 275 milhões

A franquia Call of Duty é uma série de jogos de tiro em primeira pessoa publicados e de propriedade da Activision. Começando com o primeiro lançamento em 2003, o jogo foi originalmente baseado no motor do Quake III Arena e a história se passa durante a Segunda Guerra Mundial. A franquia começou na plataforma de PC baseada em Windows e posteriormente expandida para consoles e sistemas de jogos portáteis. O mundo de Call of Duty logo se expandiu para cobrir conflitos modernos com as sub-séries Modern Warfare e Black Ops e também voltando no tempo com World at War. Call of Duty se tornou uma grande parte do cenário extremamente popular dos e-sports e é um game popular entre os gamers do YouTube e Twitch.

A franquia Call of Duty viu uma competição acirrada durante seu tempo como o mais popular jogo de tiro em primeira pessoa de nomes como Halo, Battlefield e, mais recentemente, PlayerUnknown’s Battlegrounds. A franquia Call of Duty continua vendendo bem e, desde o lançamento do primeiro jogo, já vendeu mais de 275 milhões de unidades em várias plataformas.

Via videogiochi.com

2. Pokémon

Unidades vendidas: 300 milhões

A série de videogames Pokémon começou no Nintendo Game Boy com o lançamento de Pokémon Red and Blue em 1996. A franquia foi criada por Satoshi Tajiri em 1995 e é baseada em criaturas fictícias chamadas “Pokémon”, que os humanos, conhecidos como Treinadores de Pokémon, capturem e treinem para lutar um contra o outro por esporte. Desenvolvido pela Game Freak e publicado pela Nintendo, a série foi eventualmente adaptada para um jogo de cartas que era muito popular por si só. Desde que a série começou em meados dos anos 90, vários filmes foram lançados, bem como uma série de televisão de longa duração baseada na propriedade.

Embora os jogos Pokémon tenham sido lançados predominantemente em dispositivos portáteis da Nintendo, houve vários lançamentos de console, como o Pokémon Stadium, bem como o popular jogo de telefone celular Pokémon Go. Os games Pokémon são populares há mais de 30 anos e venderam mais de 300 milhões de unidades nesse período, tornando a segunda franquia de jogos mais popular da história.

Via ozom.cl

 

1. Mario

Unidades vendidas: 529 milhões

Mario é facilmente o personagem de videogame mais reconhecível de todos os tempos e o encanador italiano fictício apareceu em dezenas de videogames desde sua primeira aparição em Donkey Kong, de 1981. Naquela época, ele era chamado de Jumpman e não seria conhecido por seu atual nome até ser apresentado no jogo de arcade de 1983 Mario Bros. ao lado de seu irmão com cores diferentes, Luigi. A série principal da franquia são os clássicos jogos de plataforma Super Mario, que acompanham as aventuras de Mario e seus amigos enquanto eles viajam pelo Reino do Cogumelo lutando contra o malvado Bowser. Esta série normalmente gira em torno das habilidades de salto e combate de Mario para permitir que ele progrida através dos níveis que geralmente rolam da esquerda para a direita.

A franquia Mario consiste em séries como Super Mario, Mario Kart e os títulos Mario Sports (apenas para citar alguns), que venderam muito bem. Mario, de fato, apareceu em cinco dos quinze jogos mais vendidos de todos os tempos. O personagem Mario apareceu em filmes e programas de televisão, bem como em brinquedos, roupas e até cereais. A franquia vendeu 529 milhões de jogos em sua história e com vários jogos apresentando o personagem sendo lançados a cada ano, esse número quebrará a marca de 600 milhões a qualquer momento.

Via nternity.gr

Fonte: Goliath (adaptado)

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Invencível (Invincible): Diferenças entre a Série e Quadrinhos

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Invencível (Invincible), da Amazon Prime, é bastante fiel ao seu material de origem. Fisicamente, a maioria dos personagens superpoderosos da série parecem semelhantes aos seus homólogos dos quadrinhos, e seus poderes permanecem relativamente inalterados. O ritmo da história também permanece intacto: nos quadrinhos, o jovem Mark Grayson fica sabendo de sua herança Viltrumita proveniente de seu pai, assim como acontece na série. Na verdade, a cena em que testemunhamos pela primeira vez seus poderes se manifestarem na animação de TV – quando ele involuntariamente joga um saco de lixo nas nuvens – se desenrola de forma idêntica em “Invincible” nº 1 de 2003.

Mas poucas histórias de super-heróis em quadrinhos, se houver, sobrevivem à sua transição para a tela sem incorrer em algumas mudanças, e “Invencível” não é exceção. Algumas das diferenças entre a página e a tela existem por motivos legais. Algumas existem para refletir o mundo real com mais precisão. Alguns surgiram apenas para contar uma história mais divertida. Quaisquer que sejam os motivos que os criadores tiveram, essas são algumas das maiores diferenças entre “Invencível” da Amazon Prime e a série de quadrinhos que começou tudo.

 

(Aviso – há grandes spoilers de Invencível abaixo, tanto série quanto dos quadrinhos!)

 

Como surge o codinome de Invencível

Fonte: Image Comics // Tradução livre: “Você não é invencível, sabe”.

O codinome de super-herói do personagem Mark Grayson é único em alguns aspectos. Para começar, ele escolhe um adjetivo: é como se Clark Kent protegesse Metrópolis como “Super”. Por outro lado, considerando a frequência com que Invencível aparece hospitalizado, há um pouco de ironia ligada ao nome.

A forma como Mark inventa o codinome na série não se afasta muito dos quadrinhos – o que muda é a fonte. Perto do final do episódio de estreia, Nolan diz ao filho: “Crianças da sua idade pensam que são invencíveis e isso os impede, torna-os descuidados. O fato é que você é diferente. Na verdade, é invencível”. Pela expressão no rosto de Mark, sabemos que a inspiração grudou na mente dele.

Em contraste, na primeira edição da história em quadrinhos, é o diretor do colégio de Mark que lhe dá o nome. Mark é chamado à sala do diretor depois de proteger outro aluno de um valentão muito maior. Sem saber dos poderes de Mark, o diretor o avisa: “Você não é invencível, sabe.” Novamente, vemos a palavra dar a Mark a ideia de que ele precisa. Além disso, em vez de revelar o nome em uma luta com o vilão cibernético Kill Cannon, como acontece na série, “Invincible” n. 1 termina com Mark revelando o codinome para um esquadrão de ladrões de banco relativamente comuns.

 

A versão Invencível da Amazon oferece aos fãs muito mais diversidade

Fonte: Amazon Prime Video

Uma das maiores mudanças entre os quadrinhos “Invincible” e a série animada é o foco deste último projeto na diversidade – inclusive no que diz respeito ao próprio Invencível. Em uma entrevista de abril de 2021 à CBR, o co-criador de “Invencível”, Robert Kirkman, disse que nos quadrinhos a raça de Mark Grayson “é, mais ou menos, ambígua”. Na série da Amazon, no entanto, Mark é birracial: sua mãe Debbie é coreana-americana.

Junto com Mark e sua família, vemos uma visão mais ampla da humanidade no círculo social de Mark também. Amber – o interesse amoroso de Mark durante a maior parte da 1ª temporada – é negra na série de TV, mas branca no material de origem. Amber também é um personagem muito mais complexo, com uma personalidade mais forte na adaptação da Amazon, e tem uma reação muito diferente quando Mark se autointitula como Invencível. Depois, há William, que é abertamente gay desde o início da série. Nos quadrinhos, ele leva um tempo para entender sua sexualidade.

Em declarações à CBR, Kirkman disse que uma representação mais ampla é “a coisa certa a fazer”. Além disso, é prático: há “uma quantidade enorme de pessoas por aí que não se vêem no que consomem”, observou Kirkman, e assim “há um público faminto por essas coisas; na verdade, beneficia projetos”.

 

Uma cena sangrenta de Invincible é muito diferente nos quadrinhos

Fonte: Image Comics // Tradução livre:O sentimento era mútuo“.

Para quem nunca leu o material original, a cena final de “Já Estava na Hora” (It’s About Time) é uma surpresa sangrenta. Os Guardiões do Globo são enganados e convocam uma reunião de emergência em sua sede. Assim que os heróis chegam, Omni-Man revela sua face verdadeira e mata todos eles. Embora ele seja claramente a maior potência do embate, a equipe combinada lhe causa problemas o suficiente para que ele desmaie devido aos ferimentos no final.

Os assassinatos dos Guardiões são um caso muito mais decisivo no material de origem. Assim como ele faz na série, em “Invincible” n. 7 de 2003, Omni-Man atrai a equipe para sua sede. Ao contrário da longa batalha que vemos na série, no entanto, Omni-Man mata todos, exceto um dos Guardiões, enquanto se move tão rapidamente que nem mesmo o único sobrevivente – o Imortal – é capaz de identificar o assassino. Assim que Omni-Man se revela, o Imortal exclama: “Você! Eu nunca gostei de você”. Omni-Man decapita o Imortal com um único golpe e responde: “O sentimento era mútuo”.

 

Debbie Grayson é muito mais complexa no Invencível da Amazon

Fonte: Amazon Prime Video

Uma personagem que ganha muito mais profundidade em sua transição da página para a tela é Debbie, esposa de Omni-Man e mãe de Invencível. Embora esteja claro que Debbie quer acreditar que Nolan não é capaz dos crimes que cometeu, a investigação de Damien Darkblood eventualmente muda sua mente. Nolan descobre suas suspeitas e, a princípio, parece que ele pode conseguir escapar delas com um charme. Mas, no final das contas, Debbie o vê como ele realmente é.

No material de origem, Debbie não é tão ativa. Seja devido à negação ou porque Nolan é muito inteligente para todos, Debbie é totalmente ignorante sobre a duplicidade de seu marido até que tudo seja revelado. Na verdade, os fãs da série que não leram os quadrinhos provavelmente ficariam chocados com a forma como Debbie reage após a revelação. No final de “Invincible” nº 14 de 2004 – duas edições depois que Omni-Man bate em Invencível quase até a morte – Mark chega em casa e encontra sua mãe chorando no chão da cozinha. Quando ele tenta confortá-la, Debbie o culpa, gritando: “Por que você teve que lutar com ele, Mark? Por que você teve que afastá-lo?”

 

A vingança de um mordomo é cortada de Invincible da Amazon

Fonte: Image Comics // Tradução livre:O que você fez, velho amigo? O que você fez?“.

Uma pequena história deixada de fora da série de TV envolve um plano de vingança mal concebido que interrompe um funeral. Em “Invincible” nº 8 de 2004, heróis de outras séries publicadas pela Image Comics como Savage Dragon, Mighty Man e SuperPatriot se reúnem para homenagear os Guardiões caídos. Enquanto Omni-Man faz o elogio aos heróis, o monumento de pedra atrás dele explode, e Sanford, mordomo do falecido Guardião Sansão Negro (Black Samson), aparece no céu, vestindo a armadura de poder de seu empregador.

O problema de Sanford com os Guardiões é que eles, segundo ele, abandonaram seu empregador. Em algum momento antes dos eventos de “Invincible”, Sansão Negro perdeu seus superpoderes. Como resultado, os Guardiões deram a ele seus documentos de demissão. Sanford está furioso porque os Guardiões morreram antes que ele pudesse se vingar e jura destruir seus corpos em retaliação. Escolher atacar um funeral cheio de super-heróis prova ser tão estúpido quanto parece, e não demorou muito para que os planos do mordomo fossem frustrados.

 

Invincible da Amazon dá a Cecil Stedman uma atualização

Fonte: Image Comics // Tradução livre:Oh, Deus… Você acordou” / “Eu… Eu pensei que poderia ser um sonho…”

Como chefe da Agência de Defesa Global (GDA), Cecil Stedman é essencialmente a resposta da série de TV a Nick Fury da Marvel, e um dos personagens mais importantes da animação. Ele suspeita dos crimes do Omni-Man antes de qualquer outra pessoa, e geralmente é Stedman quem permite que os novos Guardiões, Invencível e outros saibam sobre as ameaças iminentes. Uma vez que Omni-Man fica abertamente desonesto, Stedman organiza a pouca resistência que a Terra pode oferecer contra ele.

Nos quadrinhos, no entanto, Cecil Stedman não se torna uma parte importante de “Invincible” até depois da vitória sangrenta de Omni-Man sobre Mark. Na verdade, ele nem conhece Mark até “Invincible” n. 13 de 2004, quando nosso herói está se curando das feridas infligidas por seu pai. Ao contrário de sua contraparte na adaptação da Amazon, Stedman aqui afirma ter sido tão ignorante quanto todos os outros sobre os planos de longo prazo do Omni-Man. Embora ironicamente, ele admite sua ignorância ao entregar uma lista de suas credenciais de espião-mestre de uma forma notavelmente presunçosa. Por exemplo, ele diz a Mark: “Tenho uma posição tão elevada no governo dos EUA que nem mesmo tenho uma posição. Estou tão acima do chefe da CIA que ele nem sabe que eu existo”.

 

Outra pessoa envia Invencível para encontrar um inimigo nos quadrinhos

Fonte: Image Comics // Tradução livre:Esse é bom” / “Você acha que isso é um jogo?” / “De jeito nenhum“.

Em “Ou Vai ou Racha” (Here Goes Nothing), Invencível tem sua primeira briga espacial com o poderoso e telepático Allen, o Alien. Nos quadrinhos, essa briga acontece em “Invincible” nº 5, de 2003, e na maior parte se desenrola da mesma forma que na série. Invencível e Allen lutam, e Allen é finalmente revelado como um Oficial de Avaliação que testa os defensores de diferentes planetas. Logo após a partida de Allen, Invencível tem um momento alucinante ao olhar para a Terra da superfície da lua.

A única grande diferença entre a página e a tela é como Mark acaba lutando contra Allen em primeiro lugar. Nos quadrinhos, Omni-Man liga para Mark e pede a ele que cuide do alienígena que se aproxima da Terra porque ele está em uma missão importante com os Guardiões e não pode ser poupado. Na série de TV, no entanto, a luta acontece depois que os Guardiões foram todos assassinados. Cecil Stedman aparece na casa de Grayson para pedir ajuda a Omni-Man, Debbie protesta que ele ainda está se recuperando de seus ferimentos, e Mark se oferece para tomar seu lugar. Pode parecer uma pequena diferença, mas muda a dinâmica da história: Cecil tem outra chance de falar com Omni-Man sobre os assassinatos dos Guardiões, o que permite que Omni-Man saiba que Cecil está em seu encalço.

 

Invencível tem mais dificuldade para aprender a voar na série

Fonte: Image Comics // Tradução livre:Uau. Eu poderei voar?

Mark Grayson não adquire o dom de voar imediatamente em “Já Estava na Hora” e sofre algumas aterrissagens que o matariam se ele não tivesse sua durabilidade aprimorada.

Mark primeiro tenta voar no meio da noite sem contar a ninguém, quase provoca um acidente com um jato de passageiros, perde a consciência em grande altitude e acorda pouco antes de cair na rua. No dia seguinte, enquanto seu pai o treina na arte de voar, Mark parece melhorar – mas quando Omni-Man diz a ele para pousar, ele não consegue descobrir como diminuir a velocidade. Ele cai mais uma vez, desta vez criando uma cratera maior.

Os quadrinhos, no entanto, não nos mostram esses problemas iniciais de voo. Em “Invincible” n. 1, Mark sobe em seu telhado no meio da noite para testar seu vôo, assim como na série. A princípio, ele fica acanhado com a perspectiva de pular da borda, mas assim que o faz e flutua em vez de cair, seus problemas em estar no ar chegam ao fim.

 

Um dos quadrinhos favoritos de Invencível é um pouco diferente na série

Fonte: Image Comics

Um dos pequenos detalhes que você deve ter notado em “Invencível” da Amazon é que seu personagem principal é, apropriadamente, um fã de quadrinhos. Em particular, seu personagem favorito parece ser o feiticeiro antropomórfico Séance Dog. Mark o chama de “um Jack Russell Terrier que é um mestre nas artes metafísicas”, e as fotos que vemos dos pôsteres e quadrinhos do herói canino apresentam um traje que lembra o do Doutor Estranho.

Os fãs dos quadrinhos “Invincible”, no entanto, provavelmente esperavam um easter egg ligeiramente diferente. No material de origem, não é Séance Dog o personagem admirado por Mark, mas Science Dog. Robert Kirkman e Cory Walker deram ao protagonista do cão gordinho suas próprias histórias de apoio nas edições de “Invincible”, que mais tarde foram reimpressas como quadrinhos de uma única edição e, eventualmente, uma coleção própria.

Em março de 2021, Kirkman disse a Decider que a mudança foi feita para manter as opções abertas para uma possível adaptação do “Science Dog”. Embora não tenha identificado nenhum plano específico para o “Cão da Ciência”, Kirkman disse que a propriedade foi mantida fora do negócio com a Amazon, caso surgisse uma oportunidade.

 

Um personagem que se sacrifica no Invencível da Amazon tem um destino diferente nos quadrinhos

Fonte: Image Comics

Um personagem de “Invencível” sai cedo da série de TV. No penúltimo episódio da 1ª temporada “Precisamos Conversar” (We Need to Talk), o agente do GDA Don Ferguson se sacrifica para dar a seus colegas tempo para escapar de Omni-Man e uma chance de atordoá-lo com uma explosão. No final das contas, entretanto, isso nem mesmo diminui a velocidade do vilão. Embora Ferguson não seja o personagem mais importante na série de TV ou nos quadrinhos, sua morte na 1ª temporada é uma das partidas mais potencialmente impactantes do material de origem.

Como seu chefe Cecil Stedman, Ferguson faz sua primeira aparição em “Invincible” n. 9 de 2004. Ao contrário de sua contraparte na TV, ele não apenas sobrevive pelo resto da série, como ele finalmente se revela um ciborgue. Supondo que ele não tenha ressuscitado – o que não é necessariamente uma suposição segura quando se fala em mídia de super-heróis – sua passagem em “Precisamos Conversar” marca a primeira morte de um personagem que, de outra forma, seria uma presença de longo prazo.

 

A invasão dos Flaxan dos quadrinhos Invincible se desenrola de forma diferente

Fonte: Image Comics / Tradução Livre:Sim, e se não existissem tantos deles… nós estaríamos ganhando essa batalha

Considerando uma dica bastante forte lançada no final do final da 1ª temporada, é certo que não vimos o último dos flaxans de pele verde em “Invencível” da Amazon. Será interessante ver como seu enredo progride, especialmente considerando o quão diferente sua invasão é tratada nos quadrinhos. De várias maneiras, a série conta a história dos quadrinhos de trás para frente.

Na animação, os alienígenas fazem sua primeira tentativa de invasão em “Ou Vai ou Racha”, enquanto Omni-Man ainda está se recuperando dos ferimentos que recebeu ao assassinar os Guardiões. Com Omni-Man e os Guardiões mortos, cabe a Invencível e a Equipe Adolescente lutar contra eles. No final do episódio, Omni-Man está de volta para ajudá-los. Ele mergulha no portal para o mundo natal dos Flaxans e, fora dos olhos curiosos da Terra, causa destruição massiva e morte antes de voltar para casa.

Em “Invincible” nº 3 de 2003, são na verdade Invencível e Omni-Man quem luta pela primeira vez contra os Flaxans. Enquanto eles repelem a invasão, um dos Flaxans captura Omni-Man e o traz para sua dimensão natal. Omni-Man não retorna até a próxima edição, quando ele conta a Mark e Debbie uma história sobre perder temporariamente seus poderes e liderar uma revolta contra seus captores.

 

A introdução de Damien Darkblood é muito diferente nos quadrinhos

Fonte: Image Comics / Tradução Livre:Ele saiu agora. Não sei quando ele voltará. Quer deixar algum recado para ele?” / Sim. Diga a ele que eu tenho pistas sobre o caso dos Guardiões do Globo assassinados. Eu estou perto de descobrir quem fez aquilo”. / “Hã? Todo mundo sabe que Omni-Man fez aquilo. É um caso encerrado. Você não costuma ver notícias muito, né?”

Uma das figuras mais misteriosas da primeira temporada de “Invencível” da Amazon é Damien Darkblood. O detetive demoníaco parece ser um dos primeiros personagens da série a suspeitar da culpa do Omni-Man pelo assassinato dos Guardiões, e é em grande parte a investigação de Darkblood que desperta as suspeitas de Debbie sobre seu marido. Na verdade, Darkblood chega tão perto da verdade que o chefe do GDA, Cecil Stedman, o bane para o Inferno, temendo que revelar Omni-Man como o assassino antes que o GDA esteja pronto seja um erro.

Embora Darkblood faça parte da investigação de assassinato dos Guardiões nos quadrinhos “Invincible”, ele está longe de ser uma figura proeminente e, na verdade, é tratado como uma espécie de piada. Ele é apresentado ao entrevistar Omni-Man em “Invincible” nº 8 de 2004. Ele revisita a cena do crime duas edições depois. Em “Invincible” n. 16, ele aparece no Pentágono exigindo ver Cecil, porque está “perto de descobrir quem” assassinou os Guardiões… embora, como a recepcionista de Cecil lhe disse, já seja de conhecimento geral que Omni-Man é o culpado.

Também fica bem claro nos quadrinhos que Darkblood é uma paródia do infame anti-herói Rorschach da revolucionária série de quadrinhos “Watchmen. Quando encontramos Darkblood pela primeira vez em “Invincible” n. 8, ele aparece completamente de costas, e parece ser na verdade Rorschach. Ele até compartilha a marca registrada de Rorschach, “Hurm”, e a borda distinta e caótica em seus balões de diálogo.

 

Invencível vs. Omni-Man

Fonte: Image Comics / Tradução Livre:Por favor.

O final da primeira temporada de “Invencível”, “A Verdade” (Where I Really Come From), é implacável em seu retrato brutal da batalha unilateral entre Invencível e seu pai. No material de origem, os eventos descritos no episódio acontecem ao longo de duas edições de quadrinhos: “Invincible” de 2004 n. 11 e n. 12. O final da 1ª temporada prova ser um dos momentos mais precisos dos quadrinhos da série. Existem, no entanto, algumas diferenças importantes.

Por um lado, nos quadrinhos, o foco está totalmente na luta entre Invencível e Omni-Man. Na série, a ação ocasionalmente corta para o GDA, onde Cecil e Debbie assistem à batalha. Também vemos os novos Guardiões, que discutem se devem ou não ajudar Invencível. Por outro lado, enquanto as palavras do Omni-Man sobre sua esposa são cruéis na série – ele diz que ela é “mais como um animal de estimação” para ele do que uma esposa – nos quadrinhos, Omni-Man é ainda mais cruel. Ele diz diretamente ao filho: “Sua mãe não significa nada para mim”.

Mais significativamente, a sede de sangue de Omni-Man é intensificada na série. Está claro nos quadrinhos que as pessoas estão morrendo na esteira da batalha e que Omni-Man não se importa. Na série da Amazon, no entanto, Omni-Man faz questão de maximizar as baixas para “educar” Mark sobre ser um Viltrumita. A cena mais chocante no final da temporada, em que Omni-Man mantém Mark no caminho de um trem de metrô que se aproxima, não acontece no material de origem.

Fonte: Looper (adaptado)

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Dicas e Truques para o Xbox One

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Se você está entre os fãs fiéis do Xbox One e está se perguntando como pode extrair até a última gota de prazer digital do console da Microsoft, tente estas dicas e truques.

A Microsoft não gosta de falar sobre quantos consoles Xbox One já vendeu. Isso provavelmente ocorre porque a projeção inicial de Redmond de 200 milhões de unidades vendidas está longe de ser concretizada, mesmo oito anos depois. Até 2020 foram contabilizadas 48 milhões de vendas.

Isso está muito longe dos 159 milhões de consoles do PlayStation 4 vendidos. Até mesmo o Nintendo Switch estava com 84 milhões de consoles vendidos à época. Mas ainda assim, 48 milhões representam muitos usuários do Xbox One, e as atualizações do console (com o Xbox One S e o Xbox One X ) só o tornaram melhor.

Se você está entre os fiéis do Xbox One e está se perguntando como pode alcançar todo o potencial do console, reunimos esta lista de recursos que talvez você não conheça e pode estar perdendo.

 

Controle seu Xbox por voz com Cortana


Faz sentido que Cortana, a tecnologia de assistente de voz da Microsoft, controle o Xbox. Na verdade, Cortana está incluída em Configurações> Sistema> Configurações da Cortana (Settings > System > Cortana settings). Você deve ter um fone de ouvido com microfone para usá-la (ou ter um Kinect, mas não vale a pena comprar). Diga “Hey, Cortana” para chamar a atenção dela. Ela é especialmente útil no jogo para tirar screenshots, emitir outros comandos ou para transformar voz em texto ao preencher formulários.

Se a Cortana no Xbox começar a agir de maneira instável, como dizer “Desculpe, não ouvi nada” (Sorry, I didn’t hear anything), embora ela obviamente tenha ouvido o suficiente para ativar, volte às configurações e desligue-a, reinicie e ligue-a novamente (o que requer outra reinicialização).

Controle seu Xbox por voz com Alexa

Se você tiver um alto-falante inteligente (smart speaker) habilitado para Alexa, use-o para controlar o Xbox One por voz quando ele fizer parte da configuração de sua casa inteligente (smart home). No Xbox One, vá para Configurações> Kinect e dispositivos> Assistentes digitais (Settings > Kinect & devices > Digital assistants) e marque a caixa Habilitar assistentes digitais. Em seguida, instale a habilidade (skill) Xbox para Alexa. Quando solicitado pela habilidade (uma habilidade é como um aplicativo de voz para Alexa), insira suas credenciais de conta da Microsoft. Emparelhe o console com sua conta Alexa e comece a falar.

Os comandos padrão começam com “Alexa, diga ao Xbox para …” (Alexa, tell Xbox to…) ou “Alexa, pergunte ao Xbox para …” (Alexa, ask Xbox to…) e, em seguida, você pode adicionar pausa, retomar, aumentar o volume, diminuir o volume, desligar, iniciar [nome do jogo ou aplicativo ] ou tente “Alexa, pergunte ao Xbox o que posso dizer” (Alexa, ask Xbox what I can say) para obter mais opções. Se o Xbox faz parte da configuração de sua casa inteligente, você pode pular a parte “dizer” ou “perguntar” e falar com mais naturalidade para, pelo menos, pausar, retomar, desligar ou ajustar o volume. Aqui está a lista completa de comandos.

Melhor de tudo, se o Xbox One for o único reprodutor de mídia que você tem em seu aplicativo móvel Alexa, o alto-falante inteligente sabe que seus comandos de acompanhamento geralmente são apenas para o Xbox, então você pode tentar dizer apenas “Alexa, pause”ou” Alexa, reproduza” (ou retome ou pule para a frente, etc.)

Aplicativos de Grupo para iniciar

Você pode criar um atalho para um aplicativo ou jogo fixando-o em “Grupos”, que são apenas coleções de aplicativos fixados que você pode acessar facilmente. Clique no botão Xbox () selecione “Meus jogos e aplicativos” (My Games and Apps) e os grupos sairão para acesso rápido. Você pode criar grupos de jogos semelhantes (jogos de corrida) ou aplicativos semelhantes (redes de TV ou reprodução de música). Com um aplicativo ou jogo destacado, use o botão de menu no controle () para adicionar um grupo à tela inicial, renomeá-lo ou mover aplicativos para grupos diferentes. Os aplicativos podem pertencer a vários grupos.

 

Tocar música de fundo

Você tem um aplicativo de mídia específico que reproduz música que deseja manter ativo, mesmo que abra outro aplicativo no Xbox One? Jogue em segundo plano com Pandora, SoundCloud, Spotify e iHeartRadio. Inicie o áudio e depois saia dele para visitar outras áreas da interface, e a música continua.

Se você tem um drive cheio de suas músicas preferidas, coloque os arquivos em uma pasta chamada “Xbox Music Library” (Biblioteca de Músicas do Xbox)  e pegue o aplicativo chamado Simple Background Music Player na App Store.

 

Transmitir jogos para Windows PC / Tablet


O Xbox One é basicamente um computador sofisticado do Windows para jogos. A Microsoft ressalta isso com a capacidade de transmitir jogos facilmente do console para seus PCs ou tablets com Windows 10.

Vá para Configurações> Preferências> Conectividade do aplicativo Xbox (Settings > Preferences > Xbox app connectivity) e em Outros Dispositivos (Other Devices), selecione Permitir Conexões de Qualquer Dispositivo (Allow Connections from Any device). Em “Este Xbox” (This Xbox), marque Permitir streaming de jogos para outros dispositivos (Allow Game Streaming to Other Devices) para que sua máquina com Windows 10 possa obter acesso.

No computador com Windows 10, inicie o aplicativo Xbox Console Companion (que costumava ser chamado apenas de Xbox) na Windows Store. À esquerda, selecione Conexões (pode ser necessário clicar no menu “hambúrguer” na parte superior para vê-lo); no pop-up você deverá ver o nome do Xbox One na mesma rede (para alguns usuários é preciso desligar a VPN para ver). Assim que clicar nele, o aplicativo mostra o que estava tocando no Xbox abaixo. Ao conectar um controle Xbox ao PC com Windows 10, com ou sem fio, você pode assumir o controle e começar a jogar diretamente no PC.

 

Transformar seu Xbox em um monitor de PC sem fio


Você não está limitado a assistir apenas conteúdos do Xbox no Windows. Você pode usar seu Xbox para transmitir seu PC com Windows 10, permitindo que você faça tudo no Xbox e na sua TV de tela grande que você faria no seu PC.

Baixe o aplicativo Wireless Display na loja Xbox e inicie ele. No PC, aponte o cursor para o Centro de Ações (Action Center) e selecione Conectar. Ele procurará monitores sem fio e encontrará o Xbox One. Clique nele. Você também terá que dar permissão para usar o controle do Xbox como um mouse / teclado. Volte para o Xbox e comece a navegar em seu PC com Windows usando o controle, para que você possa acessar coisas que normalmente não consegue no Xbox, como navegadores diferentes do Edge.

Isso também funciona com o Android: transmita a tela do seu telefone ou tablet para o Xbox para facilitar a visualização.

 

Ajustar as configurações de energia


O Xbox One tem duas configurações de energia, que você acessa em Configurações> Energia e inicialização> Modo de energia e inicialização (Settings > Power & startup> Power mode & Startup). Você vai ativar o instantâneo (Instant on), que usa mais energia para mantê-lo em um estado semi-ligado para acesso rápido; ou economia de energia (Energy-saving), que reduz muito mais o consumo de energia.

Enquanto você estiver lá, ajuste seu console para desligar após uma ou seis horas de inatividade (ou não) e se desejar que o console receba atualizações do sistema automaticamente (disponível apenas com Instant-on ativado). Caso contrário, você procura atualizações do sistema automaticamente. As atualizações automáticas de jogos / aplicativos são uma opção, independentemente da configuração de energia escolhida.

 

Fazer Login instantâneo (se você for o único usuário)


Vá para Configurações> Conta> Login, segurança e senha (Settings > Account > Sign-in, security & passkey) e escolha uma conta específica para sempre ter o Login instantâneo. Este é definitivamente o caminho a seguir se você for o único (ou pelo menos o principal) usuário do console. Você também pode vincular contas a controles diferentes, para que seus parentes não precisem fazer login novamente se pegarem seu controle favorito.

 

Salvar uma tela ou gravar clipes de um jogo


Capturar telas ou fazer videoclipes de 30 segundos dos seus gameplays no Xbox One é fácil. Toque no botão Xbox () quando você vê a tela que deseja e pressione Y. Ou toque em X para capturar os últimos 30 segundos do game em um vídeo. (Isso só funciona em jogos, não em outros aplicativos, o que é realmente chato). As fotos capturadas podem ser encontradas clicando e navegando até o ícone de transmissão (Broadcast). O menu mostrará Capture (Capturar); entre e selecione Gerenciar Capturas.

 

Usar o aplicativo para Blu-ray Play


O Xbox One é um player de Blu-ray, enquanto o Xbox One S e One X são players Blu-ray UHD / 4K nativos (mas ainda reproduzem Blu-rays regulares, assim como DVDs antigos). Tudo isso é ótimo, mas adivinhe? Você precisa de um aplicativo, habilmente chamado de Blu-Ray, para reproduzir os discos – ele está na Xbox Store de graça. Você deve receber uma solicitação para instalá-lo na primeira vez que inserir um disco Blu-ray. Vá em Ajustes> Disco e Blu-ray (Settings > Disc & Blu-ray) para desligar a reprodução automática dos discos inseridos. Você também pode desativar o recurso “Retomar reprodução” (Resume Playback) para quando reinserir um disco que tenha assistido e removido anteriormente, mas isso não parece ser uma boa ideia.

 

Passagem para HDMI


A parte de trás do Xbox Onex e do Xbox One S tem uma saída HDMI para conectar diretamente à sua TV ou outro monitor, mas também há uma porta HDMI IN. Ela serve para conectar quase todos os outros dispositivos que você normalmente conecta à TV – seu antigo Xbox 360, um PlayStation, Nintendo Switch, um Roku, Apple TV, Amazon Fire Stick, o decodificador da empresa a cabo – você escolhe. Desta forma, você pode manter o Xbox conectado enquanto usa esses outros dispositivos. Basta carregar o aplicativo de TV gratuito para exibir o outro dispositivo na tela; use o aplicativo OneGuide se você planeja assistir TV ao vivo por meio de um decodificador. Espere um pouco de latência, o que nem sempre é bom em jogos.

 

Usar o smartphone como um controle remoto

O app Xbox para celular (Android, iOS) funciona como um controle remoto para o seu console. (A versão do Windows 10 ainda é chamada de Xbox One SmartGlass; a Microsoft não é boa com nomes). O aplicativo se conectará automaticamente se o dispositivo móvel estiver conectado à mesma conta da Microsoft que o Xbox One e todos os dispositivos estiverem na mesma rede.

Para acessar o recurso remoto, procure um banner na parte inferior da tela do telefone que diz “conectado” e clique no ícone do controle remoto. A interface é simples, mas imita a maior parte as funções de um controle do Xbox One. Clicar no centro da tela é o mesmo que clicar no botão A. Além disso, se você tiver uma caixa de texto, é muito mais fácil inserir texto digitando-o no teclado do telefone do que na tela com um controle do Xbox.

O aplicativo móvel não é apenas um controle remoto para qualquer aplicativo do Xbox One que você esteja usando (experimente com Netflix, Hulu ou YouTube – deslizar para a esquerda ou para a direita é uma ótima maneira de avançar ou retroceder alguns segundos em uma série ou filme), e também é a maneira perfeita de controlar o navegador Edge no Xbox One. O aplicativo também oferece acesso a muitos dos recursos do Xbox One, como compartilhar atualizações com amigos e comprar jogos (este último aparece no console).

 

Remapear os botões do controle


Se você não gostar das opções de botão do controle pré-configuradas, altere-as de acordo com suas necessidades. Vá para Configurações> Kinect e dispositivos> Dispositivos e acessórios (Settings > Kinect & devices > Devices & accessories). Escolha seu controle e clique em configurar abaixo dele. Selecione Novo Perfil na próxima tela para configurá-lo. Se você bagunçar os botões, volte e selecione Padrão. O mapeamento de botões não é tudo que você pode fazer – inverter o eixo nos manípulos ou remapear os gatilhos também.

 

Enviar clipes de vídeo para o YouTube

Era uma vez, você podia fazer upload de clipes dos jogos diretamente usando o aplicativo do YouTube para Xbox. Agora não mais. Em vez disso, use o aplicativo Upload Studio para Xbox One para editar seus clipes de jogo primeiro, adicione clipes à sua conta do OneDrive, acesse-os em seu dispositivo móvel, edite-os com seu aplicativo de edição de vídeo favorito e, em seguida, use o aplicativo YouTube móvel para enviar o clipe do seu celular/ tablet.

 

Transmitir seus jogos para o Twitch

Você pode usar o aplicativo gratuito Twitch para Xbox One para assistir a outras emissoras, mas por que assistir quando você pode se exibir? Você não precisa de um PC ou placa de captura para transmitir. Você precisa vincular as contas que possui no Twitch e Xbox One, fazer login no aplicativo no Xbox, visitar twitch.tv/activate através do PC ou smartphone e inserir um código de seis dígitos que aparece no Xbox.

Depois disso, selecione “Transmitir” (Broadcast) no aplicativo e “Ativar microfone” (Enable Microphone) se quiser ser ouvido. Você pode até usar um Kinect ou uma webcam conectada ao Xbox para se mostrar ao vivo enquanto joga. Dê um título ao seu programa e você será um locutor. Funciona melhor se o seu Xbox estiver conectado ao roteador, em vez de usar Wi-Fi se você não for o único na rede doméstica; O vídeo de a21aaron acima tem muitas dicas.

 

Armazenar mais via USB

Você pode conectar uma unidade de USB flash ou um SSD  USB ou disco rígido em um Xbox para ganhar mais armazenamento. As ressalvas: a unidade deve estar usando USB 3.0 e ter uma capacidade mínima de 256 GB (máximo: 16 terabytes). Se você precisar de ainda mais armazenamento, conecte duas unidades (esse é o limite).

Conecte a unidade e, se for compatível, o Xbox One o guiará pela configuração – você a formatará para uso com Mídia ou Jogos e Aplicativos (Games & Apps). Mesmo unidades que nem sempre são adequadas para armazenamento de jogos podem ser usadas para armazenamento de mídia (vídeo / música), em um formato que permite mover a unidade para um PC; se a unidade estiver formatada para jogos e aplicativos, ela funcionará apenas com o Xbox One. O melhor de tudo, com uma unidade muito, muito rápida – digamos 7200 RPM – será mais rápido do que a unidade do próprio Xbox One, então os jogos podem carregar ainda mais rápido.

Visite Configurações> Sistema> Armazenamento (Settings > System > Storage) para obter mais opções, como mover jogos baixados existentes para a nova unidade.

 

Reorganizar a fila de download

Se você está fazendo muitos downloads e deseja baixar logo algo específico, mova-o para cima na fila. Selecione os jogos ou aplicativos baixados na página Meus jogos e aplicativos (My Games & Apps) que podem esperar, clique no botão do menu de hambúrguer () e selecione pausa. Ou selecione “Instalar agora”  (Install Now) no pop-up para priorizar o download mais importante.

Verificar o uso da Internet


Se seu provedor de internet (ISP) limita os dados, mas você tem medo de que a exibição de vídeo do Xbox One possa atrapalhar esse limite, verifique em Configurações> Rede> Configurações de rede> Uso de largura de banda (Settings > Network > Network Settings > Bandwidth usage). Na verdade, isso não vai impedi-lo de assistir – isso é culpa sua -, mas lhe dará uma ideia do quanto você usou de internet.

 

Atualização do painel (DashBoard)

Se você estiver na tela principal do Xbox One – o painel – e ele estiver com problemas ou a tela travar, mantenha pressionados os botões de gatilho direito (RT) e esquerdo (LT) junto com a tecla Y por alguns segundos e depois solte. Isso deve fazer com que a tela inteira seja atualizada.

 

Fonte: PCMag (adaptado)

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Como fazer um ótimo arremesso (Great Throw) em Pokémon GO

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O objetivo do treinador em Pokémon GO é capturar todos os Pokémons. Felizmente, existem várias maneiras de obter um “ótimo arremesso” (Great Throw).

Isso é especialmente importante quando um jogador está enfrentando um Pokémon mais desafiador ou quando está atacando um chefe de raid (raid boss) e espera capturar um Pokémon lendário depois.

Mesmo certas tarefas de pesquisa (research task) exigirão uma quantidade específica de ótimos arremessos. Independentemente do raciocínio, lançar Pokébolas (Pokeball) de forma eficaz é metade da batalha em Pokémon GO.

No entanto, é mais fácil falar do que fazer arremessos ótimos ou mesmo excelentes em Pokémon GO. Felizmente, existem muitas dicas e truques para ajudar os treinadores a acertar cada lance para capturar um Pokémon.

 

Fazer um ótimo arremesso (Great Throw) em Pokémon GO

O que exatamente é um ótimo lançamento em Pokémon GO? Quando os treinadores ganham mais experiência durante o jogo, eles começam a notar o círculo ao redor de um Pokémon enquanto tentam pegá-lo.

É possível manipular o tamanho do círculo segurando a Pokébola antes de jogá-la (Imagem via Niantic)

O círculo ao redor do Pokémon alterna entre maior e menor. Quando o círculo está no seu maior e uma Pokébola é jogada dentro, isso resultará em um arremesso “Nice!” (Bom!). Quando o círculo está no seu menor tamanho, colocar a Pokébola no meio desse pequeno círculo vai resultar em um arremesso “Excellent!” (Excelente!).

Para fazer um arremesso “Great!” (Ótimo!) e ser capaz de fazer vários arremessos do tipo “Great!”, você precisará lançar a Pokébola no centro do círculo quando ela estiver entre o tamanho menor e o maior. Também é importante notar que é possível manipular o tamanho deste círculo segurando a Pokébola antes de jogá-la.

Lembre-se, o tamanho do Pokémon é importante quando se trata desses círculos. Pokémon maiores têm tendência a ter círculos maiores. Portanto, é mais provável que os jogadores façam um arremesso “Ótimo!” em um Pokémon maior.

Fonte: Sportskeeda (adaptado)

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